DOIS VIZINHOS RECEBE CERTIFICADO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
quarta, 30 de março de 2022

Documento emitido pelo MTUR certifica o registro do município do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro

O município de Dois Vizinhos recebeu esta semana o Certificado no Ministério do Turismo (MTUR) por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT que integra o Mapa do Turismo Brasileiro registrado no SISMapa.

Segundo Flávio Galeazzi, Diretor de Turismo de Dois Vizinhos, o Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento que orienta a atuação do MTUR no desenvolvimento de políticas públicas e define o espaço que deve ser trabalhado pelo Ministério. São exigidos cinco critérios obrigatórios que apontem que o município investe no desenvolvimento do setor: existência de órgão responsável pela pasta do Turismo; dotação orçamentária destinada ao Turismo; prestadores de serviço cadastrados no Cadastur; conselho municipal de Turismo (COMTUR) e adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.

Atualmente, apenas 2542 municípios integram o Mapa do Turismo Brasileiro, apresentando características e graus de maturidade diferentes quanto ao desenvolvimento do setor. Segundo a metodologia de construção do mapa, os municípios são divididos em cinco categorias, de A a E. A definição se dá a partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

Assim, os 55 municípios de categoria “A” (2,16%) são aqueles que possuem o turismo mais consolidado, com um fluxo significativo e maior quantidade de equipamentos turísticos de hospedagem. A maior parte dos destinos do país (1463 municípios) se encontra na categoria “D” (57,55%), enquanto 211 (8,30%) na “B” e 394 (15,50%) na “E”. Dois Vizinhos está entre os 419 municípios da categoria “C” (16,48%).

Como a categorização subsidia critérios do Ministério do Turismo para formalização de transferências de recursos (como convênios, por exemplo) para apoio a programas, projetos e ações que visam ao desenvolvimento do Turismo, a Portaria 39/2017 estabelece que apenas municípios “A”, “B” e “C” poderão solicitar o apoio do MTUR na elaboração de planos de marketing (o mesmo vale para articulação com deputados federais para destinação de emendas parlamentares), entendo que esses municípios já possuem um mercado turístico que justifique esse investimento.

Para o diretor de Turismo, as ações por parte do poder público associadas às da iniciativa privada estão consolidando o munícipio no cenário turístico. “O processo é lento e constante. Aos poucos Dois Vizinhos está se firmando no panorama regional como um polo turístico, especialmente na melhoria dos atrativos, na oferta de hospedagem e na gastronomia, setores que não param de crescer, tanto na área urbana como na região rural”, completa Galeazzi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social