DOIS VIZINHOS RECEBE MISSÃO ARGENTINA PARA CONHECER MODELO DE REINSERÇÃO SOCIAL
terça, 23 de abril de 2024

Representantes argentinos visitam Dois Vizinhos para conhecer modelo de reinserção de apenados e economia aos cofres públicos.

Uma comitiva composta por representantes das cidades de San Antonio, na província argentina de Misiones, Santo Antonio do Sudoeste, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos se reuniu nesta terça, 23, com o prefeito Carlinhos Turatto, em uma missão técnica que visa conhecer e analisar os trabalhos realizados pelo Departamento Penitenciário (DEPEN) e os projetos de reinserção social de apenados na cidade.

A visita, liderada pelo Deputado Miguelo Nuñez, da província de Misiones, e pelo diretor de autocombocados por la seguridad, Sergio Pablo Delapierre, teve como objetivo conhecer de perto o modelo de reinserção de presos implementado em Dois Vizinhos, que tem se destacado por sua eficiência e resultados positivos. Eles estivaram acompanhados por Marias Gonzales, secretário legislativo; Daniel Perez, assessor de imprensa; Claudemir Andrade Lucas, gestor da Cadeia Pública de Santo Antônio do Sudoeste; Fernando Rafaelo Vitto, chefe de Cadeias da 7° Regional – Francisco Beltrão; Alessandro Rubim, assessor administrativo da cadeia Pública de Santo Antônio e Cassiano Cardoso, gestor da Cadeia Pública de Dois Vizinhos.

Antes da visita às obras públicas, o prefeito Carlinhos Turatto recebeu a comitiva e destacou a importância da parceria, ressaltando os benefícios que o convênio com o DEPEN tem trazido para Dois Vizinhos. "Essa iniciativa não só proporciona economia aos cofres públicos, mas também oferece uma oportunidade de resgate da dignidade e reinserção social aos condenados", afirmou Turatto. O convênio firmado em 2021 tem propiciado que dezenas de apenados atuem em diversas obras municipais, como reformas de escolas, limpeza de ruas, produção de materiais de sinalização viária, entre outros.

Com essa visita técnica, os representantes argentinos puderam conhecer de perto o sucesso desse modelo inovador implementado em Dois Vizinhos, vislumbrando possíveis aplicabilidades em suas próprias cidades. A troca de experiências e o fortalecimento das parcerias entre os municípios são essenciais para o desenvolvimento regional e a promoção da justiça social.