337 duovizinhenses que fazem uso do transporte coletivo foram entrevistados pela empresa contratada para a elaboração do Plano.
Um dos componentes que fazem parte do direito à cidade é a mobilidade urbana. As cidades devem permitir a circulação das pessoas e cargas em condições harmoniosas e adequadas. Para tanto, elas devem ser dotadas de um adequado sistema de mobilidade.
Pensando nisto, além da Administração Municipal estar realizando a recuperação asfáltica e aplicação em inúmeras ruas da cidade inclusive do interior, ou ainda pavimentando com pedras irregulares quilômetros delas, cascalhando mais outros, arrumando calçadas, oferecendo local adequado para o descarte dos lixos, realizando adequações nas vias com placas, faixas elevadas, pinturas verticais, sistema rotativo de estacionamento, enfim, agora chegou a vez de pensar e organizar o transporte coletivo deixando o mesmo mais rápido e de forma mais fluída.
Os trabalhos para o novo Plano de Transporte Coletivo Urbano inicio ainda em novembro de 2022, e a empresa responsável pelo serviço e ganhadora da licitação é de Curitiba a URBTEC™.
Conforme a coordenadora Operacional da empresa, Arquiteta Urbanista Manoela Fajgenbaum Feiges, o Plano será elaborado a partir de quatro etapas:
01ª etapa já concluído é o Plano de Trabalho, na qual foi definido todo o escopo e metodologia dos trabalhos;
02ª etapa, foi o levantamento dos dados e Diagnóstico do Sistema Atual, em que foram levantadas as informações existentes e também efetuadas pesquisas com 337 usuários dos quais fazem uso do transporte coletivo municipal;
Agora o plano segue para a 3ª etapa, na elaboração e após apresentação do Projeto Básico, que terá a proposição de um novo projeto de operação do transporte coletivo;
Por fim a última etapa que será a compatibilização com o Edital de Concessão e elaboração do Termo de Referência, com o lançamento de um edital para licitar uma empresa prestadora do serviço no município.
Ainda nesta última etapa, será feito uma audiência pública, com data ainda não marcada mas que será abertamente divulgada, no qual a população estará convidada a participar.
“Nosso objetivo é oferecer um sistema mais eficiente, reduzindo o tempo de espera dos passageiros, liberando o fluxo nos horários de pico para que estas viagens se tornem menos lentas, desenvolvendo assim um sistema que não trave e que ofereça um Sistema de Informação ao Usuário, facilitando assim, a compreensão dos horários e linhas por parte da população”, finalizou o Secretário de finanças Vilmar Duarte.