DOIS VIZINHOS É DECLARADA CIDADE-IRMÃ DE TEL AVIV, CAPITAL ECONÔMICA DE ISRAEL
segunda, 20 de dezembro de 2021

Na última semana o prefeito Carlinhos Turatto recebeu diversas autoridades em seu gabinete para a promulgação da Lei 2553/2021 que declara a cidade de Tel Aviv-Yafo, geralmente chamada de Tel Aviv ou Telavive, como cidade-irmã de Dois Vizinhos.

Situada na costa mediterrânea, Tel Aviv (literalmente "Colina da Primavera") é a segunda maior cidade de Israel e considerada como sua capital financeira, importante centro econômico, sede da Bolsa de Valores, escritórios corporativos e centros de pesquisas e desenvolvimento de Israel.

Convidados, secretários municipais, vereadores e representantes da Associação Empresarial de Dois Vizinhos, além do presidente do Conselho de Pastores do Dois Vizinhos Robson Cecílio, acompanharam o ato que reconhece a irmandade entre as cidades e busca fomentar os laços de amizade, paz e cooperação entre as diferentes culturas.

O que são as cidades-irmãs

Cidade-irmã é uma designação adotada no Brasil, sendo conhecida na Europa como geminação de cidades. Estes nomes são referências a criação de mecanismos de cooperação internacional entre cidades, visando expandir a relação entre ambas. Através dessa relação, cidades de diferentes regiões do globo podem se conectar. Ao entrarem em contato uma com a outra, as cidades-irmãs se apresentam trazendo as suas semelhanças a fim de estabelecerem um laço duradouro.

O principal fundamento do irmanamento das duas cidades

O principal fator ao qual as cidades-irmãs se fundamentam é o conceito de correspondência. Com isso, Dois Vizinhos e Tel Aviv deverão promover acordos e programas de ação recíproca para fundamentar os intercâmbios sociais, culturais e econômicos, em especial os relativos à organização, administração e gestão urbana.

Segundo Dr. Willian Benini, um dos idealizadores do projeto, “a troca de informações e a difusão em ambas as comunidades das obras culturais, religiosas, turísticas, desportivas, políticas e sociais e os convênios, programas e projetos de colaboração em diferentes campos de atuação são os maiores objetivos que buscamos nessa cooperação”. Para o diretor da UTFPR de Dois Vizinhos, professor Everton Lozano “a busca do incremento do intercâmbio estudantil entre as cidades, a promoção de viagens de estudos e a criação de comitês de apoio formados por pais e professores” também será buscado através da irmandade entre as cidades. “Este conceito é percebido na rede mundial, em que cidades formam um conjunto e, dentro deles, estabelecem acordos de intercâmbio cultural e de partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais, além de outras atividades” completa o diretor da instituição de Ensino.

Como ocorre o irmanamento de cidades

O irmanamento se deriva da relação diplomática entre unidades subnacionais, neste caso, as cidades. Dessa forma, ocorre quando duas cidades realizam acordos paradiplomáticos para cooperarem em uma área de interesse mútuo. Para esse acordo ser concretizado, é seguido um longo processo de aproximação entre as duas culturas, com visitas entre as duas cidades e celebrações em conjunto. Segundo o pastor Robson Cecílio “está na Bíblia a promessa divina de abençoar os que abençoarem Israel e sua descendência. A razão dessa escolha de Deus seria porque, a partir de Israel, viria à humanidade, por meio de uma virgem, o Cristo, Jesus”. Para Carlinhos Turatto, muitos programas de cooperação técnica entre as cidades poderão ser firmados, especialmente na área tecnológica. “Quero que esse projeto saia do papel. Gostaria que uma comissão fosse em primeiro lugar à embaixada de Israel em Brasília para estreitar os laços e, caso seja necessário, iremos custear a viagem de alguns representantes duovizinhenses à Tel Aviv para afinar os laços com nossa cidade-irmã”, completou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social