Dois Vizinhos está com quatro casos de dengue confirmados
terça, 15 de outubro de 2019


O Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou nesta semana os dados do último LIRAa – Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti, realizado no mês de setembro no Município de Dois Vizinhos.

O levantamento apontou que em 2019 foram 34 notificações, 28 descartadas e 04 confirmadas como positivas para dengue. Ainda estão sob análise laboratoriais 02 notificações.

Segundo a Diretora da Vigilância em Saúde, Adriana Azevedo, os casos foram notificados no Bairro da Torres e nas Comunidades de São Roque e Erveira.

Ainda este mês será realizado mais um levantamento sobre o índice de infestação do Mosquito da Dengue.

O Secretário de Saúde Edson Spiassi, está pedindo para que a população fique vigilante e auxilie no combate ao mosquito transmissor da dengue.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

O mosquito da dengue também transmite chikungunya e o vírus zika. Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

Visitas: 1836