Dois Vizinhos vai realizar Seminário sobre produção de leite com base nas instruções Normativas 76 e 77 do MAPA
sexta, 04 de outubro de 2019


Será realizado no dia 09 de outubro de 2019 o Seminário Municipal de Produção de Leite. O objetivo do seminário é a divulgação das normativas 76 e 77 do – MAPA – Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

O evento será realizado no centro Cultural Arte e Vida, no dia 09 de outubro de 2019 – quarta-feira, das 09 às 11Hs.

As novas regras para produção e padrão de qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A, determinadas pelas instruções normativas (INs) 76 e 77, já estão em vigor. 

A Instrução Normativa 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Na Instrução Normativa 77, foram estabelecidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor.

As regras abrangem desde a organização da propriedade rural, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

As normas mantêm o padrão de contagem bacteriana para o leite cru refrigerado na propriedade rural de 300 mil unidades por ml, vigente desde julho de 2014.

O objetivo principal é aproximar produtores e indústria, visando maior segurança para o consumidor e desenvolvimento para o setor produtivo.

“A obrigatoriedade de possuir um plano de qualificação ampliará a assistência técnica aos produtores rurais, por parte dos laticínios, o que resultará em melhoria da produtividade, qualidade e consequentemente da competitividade na cadeia leiteira nacional”, destaca o Secretário Municipal da Agricultura, Mauri Ferreira. Ele reforça que a participação dos produtores é indispensável.