EM VISITA AO SUDOESTE DO PARANÁ, SECRETÁRIO ORTIGARA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NA UTFPR-DV
sexta, 02 de julho de 2021

O mês de julho iniciou com visita do Secretário de Estado da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, com sua comitiva, ao Sudoeste do Paraná.

A visita começou na manhã do dia 01 de julho, quinta-feira, na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em Francisco Beltrão, onde houve a entrega solene de 4 certificados de qualidade, sendo contemplada a empresa que produz o Queijo Eliane, do interior de Dois Vizinhos.

Na sequência, o Secretário Ortigara e sua comitiva dirigiram-se a Boa Esperança do Iguaçu, onde visitaram um sistema biodigestor, na propriedade dos irmãos Gilmar, Gilson e Geovani de Paula, os quais são pioneiros na geração de energia com dejetos de aviários.

Logo após, o Secretário e acompanhantes vieram à UTFPR – Campus de Dois Vizinhos, onde lhes foi apresentado, pela mesma Universidade, um projeto inovador, o Museu da Agricultura, o primeiro museu itinerante do Brasil.

O Prefeito Carlinhos Turatto e Secretários Municipais, e o ex-deputado Luís Fernandes Litro, que na ocasião representava o Deputado Estadual Paulo Litro, recepcionaram o Secretário Ortigara, ao qual manifestaram  gratidão pela liberação  de R$ 1,9 milhão para obras de calçamento no interior de Dois Vizinhos, especificamente  nas estrada de acesso à comunidade Pinheirinho e na estrada que liga as comunidades de Boa Vista do Chopim e Nossa Senhora do Amparo, abrangendo aproximadamente  7,5 quilômetros  de extensão.

Esses investimentos, a fundo perdido,  foram viabilizados pelo deputado estadual Paulo Litro (PSDB),   por meio do Programa de Estradas Rurais, sem a necessidade de contrapartida municipal.

"Essa era uma antiga demanda do município que pudemos atender com apoio do governador Ratinho Junior e do secretário Ortigara. São obras que irão fortalecer o desenvolvimento econômico e social da região e garantir mais segurança para o escoamento da produção agrícola", destacou Paulo Litro.

A demanda foi apresentada ao gabinete do parlamentar pelo prefeito Carlinhos Turatto e vereadores da base do governo no início do ano. Com a assinatura do convênio, a Prefeitura dará prosseguimento aos trâmites para realização da licitação e execução das obras, que devem começar no segundo semestre deste ano.

"Desde o início da nossa gestão temos trabalhado junto com o deputado Paulo Litro para conquistar investimentos estruturais que melhorem, efetivamente, o desenvolvimento das nossas comunidades. Vamos dar o máximo de celeridade para a realização da licitação para que esta importante obra comece o mais rápido possível", destacou Carlinhos Turatto.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Assessoria Dep. Estadual Paulo Litro