EMATER promove curso gratuito de aproveitamento integral dos alimentos durante a Expovizinhos.
terça, 26 de novembro de 2019


O Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional – Coresan, em parceria com a Seab e Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoverá durante a Expovizinhos um curso de aproveitamento integral de alimentos.
O curso é gratuito e acontecerá no espaço da Secretaria da Agricultura nos dias 28, 29 e 30 de novembro, das 14h às 16h.
De acordo com a instrutora da EMATER, Carla Cristina Barretta Schio, o objetivo é divulgar alternativas para reduzir o desperdício de alimentos e garantir qualidade nutricional.” "A atividade tem o objetivo de estimular as pessoas a desenvolverem habilidades culinárias na aplicação de conceitos de aproveitamento integral de alimentos, respeitando os princípios das boas práticas de fabricação”. Mencionou Carla.
Carla comentou ainda que as inscrições podem ser feitas no local, antes do horário do curso, que está sendo montado contemplando teoria e prática: “Vamos montar uma cozinha para que as receitas selecionadas sejam executadas pelos participantes, lembrando que serão aceitos até 16 pessoas por turma, pois o espaço é limitado. Se a demanda for grande poderemos ver a possibilidade de abrir mais turmas”, reforçou..
Segundo a Vice presidente da CORESAN Dois Vizinhos Nutricionista da Secretaria de Educação Anatieli Baldissera Abatti , o aproveitamento integral dos alimentos pode aumentar a densidade nutritiva das preparações. “Diversos nutrientes estão presentes em partes dos alimentos geralmente descartadas, como sementes, cascas, folhas e talos de legumes, frutas e verduras. Por isso o uso total dos alimentos e uma forma de aproveitar melhor as propriedades nutricionais, além de evitar desperdício”. Finalizou.

Visitas: 3244