ENTRE O PASSADO E O PRESENTE, O LEGADO DE UMA HISTÓRIA NA SAÚDE DE DOIS VIZINHOS
quarta, 21 de fevereiro de 2024

Desapropriação do Hospital São Lucas, legado de Dr. Federico, contrasta com as atuais obras de expansão do Pró-Vida, que recebe instalação da UTI

No centro da fotografia dos anos 1980, o Hospital e Maternidade São Lucas, hoje Hospital Pró-Vida.

Enquanto o Hospital Pró-Vida se prepara para receber a tão aguardada Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é impossível não refletir sobre o passado que moldou a trajetória da saúde municipal. A história remonta ao Hospital São Lucas, desapropriado para a criação do Pró-Vida, cujo diretor, o médico pioneiro Dr. Federico Nemesio Cabredo Lizano, deixou um legado marcante na comunidade duovizinhense

Inaugurado em 2007, o Pró-Vida surgiu a partir da estruturação iniciada em 2004 com a criação do Instituto de Saúde de Dois Vizinhos (ISDV). No entanto, para dar lugar ao novo, foi necessário lidar com o passado representado pelo Hospital São Lucas, fundado por Dr. Federico em tempos em que a cidade ainda dava seus primeiros passos.

O Dr. Federico, natural do Peru e recém graduado pela UFPR em 1963, escolheu Dois Vizinhos como lar em 1964. Além de seu papel vital como médico, fundou o Hospital e Maternidade São Lucas, que se tornou um marco na cidade. No entanto, a desapropriação unilateral do hospital gerou uma longa batalha judicial por indenização.

Infelizmente, Dr. Federico faleceu aos 84 anos em 2021 sem ter recebido um centavo sequer. Após quase duas décadas de espera, a tristeza se acentua com o fato de que ele não teve a oportunidade de testemunhar a justiça sendo feita.

O município, que avança em busca de melhorias na área de saúde, também enfrenta desafios delicados. O pagamento, dividido em parcelas anuais, representa um esforço da atual gestão para honrar a dívida, totalizando até o momento R$ 3.477.181,32.

Os valores, embora simbólicos diante da contribuição de Dr. Federico, não apagam as lembranças e o legado deixado por aqueles que, com suor e dedicação, abriram as portas do progresso. Enquanto Dois Vizinhos se projeta para o futuro com a instalação da UTI, é essencial lembrar daqueles que pavimentaram o caminho para o presente.