EXPERIÊNCIA DA SAÚDE DE DOIS VIZINHOS É RECONHECIDA PELA ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE
terça, 14 de setembro de 2021

Novamente Dois Vizinhos é destaque no atendimento à Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos foi apontada, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), através de uma indicação do Ministério da Saúde, como um diferencial da rede pública municipal.

Esse reconhecimento mundial, de enfrentamento a pandemia do COVID-19, foi dado a apenas dois municípios, sendo esses: o nosso amado Dois Vizinhos e o Município de Querência - Mato Grosso - situado no nordeste do Estado.

Por essa razão, representantes da Secretaria de Saúde do Município foram convidados, pela OPAS, para participarem de uma conferência online junto à instituição e outras secretarias de saúde de vários Estados e Municípios do Brasil. O objetivo dessa participação é apresentar o plano de trabalho e as soluções usadas em Dois Vizinhos durante a pandemia, que teve o reconhecimento como trabalho de excelência pelo Ministério da Saúde. Também compartilhar a experiência vivida aqui,  nesse período pandêmico, e descrever a integração da APS (Atenção Primária à Saúde) com a vigilância em Saúde. Esse exemplar trabalho de Saúde de Dois Vizinhos fará parte do Capítulo do Livro OPAS - Promoção à Saúde -, de cuja obra  nosso Município será o coautor.

OPAS – O QUE É?

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.

O organismo internacional oferece cooperação técnica em saúde a seus países membros; combate doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis, bem como suas causas; e fortalece os sistemas de saúde e de resposta ante emergências e desastres.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing