Completar 18 anos para muitos jovens do sexo masculino é sinônimo de responsabilidade, é nesta idade que todos devem se apresentar a Junta de serviço militar embora muitos não possuem o interesse em servir e acabe sendo dispensado do exército.
Desde segunda-feira, 28 de agosto até amanhã, quinta-feira, 31 de agosto, está acontecendo nas dependências do auditório da ACEDV (Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos), a seleção geral dos jovens nascidos em 2005 e classes anteriores.
Essa é o segundo passo para o alistamento militar, onde os jovens passam por exames médicos, testes de aptidão e entrevistas.
Conforme o 1º tenente Alberto, 370 jovens de Dois Vizinhos devem passar por essa seleção, mas a grande não comparência desses jovens preocupa, e o Tenente dá um alerta, sobre os prejuízos que os mesmos sofrerão no futuro, passando para a condição de refratário, ficando então em débito com o Serviço Militar.
Após essa etapa, a lista dos selecionados será encaminhada a diretoria de serviço militar em Brasilia a qual fará uma nova seleção. A partir do dia 16 de dezembro a 3 de janeiro os jovens classificados pela diretoria de serviço militar serão repassados ao 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e uma nova seleção complementar será feita. Para 01 de março de 2024, é esperado a incorporação de 100 jovens, junto ao 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão.