FALTOU VACINA PARA A PRIMEIRA ETAPA DA CAMPANHA CONTRA A GRIPE EM DOIS VIZINHOS
quarta, 25 de março de 2020


Iniciada na segunda-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, não teve doses suficientes para atender o público alvo preconizado pelo Ministério da Saúde em Dois Vizinhos. Na terça-feira as doses acabaram no período da tarde e muitas pessoas ficaram sem a vacina.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Edson Spiassi, nesta primeira etapa devem ser imunizados 3.400 idosos e 650 trabalhadores da área da saúde. Mas, o Ministério da Saúde enviou ao município apenas 1.990 doses.
Do total de 4.050 doses, faltam 2.060 para imunizar todas as pessoas nesta primeira etapa, que são idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde.
Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados.
O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.
Para viabilizar a campanha, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. Até o momento, a pasta enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o final de março. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
O Secretário Edson Spiassi afirmou que que assim que chegar a nova remessa de doses da vacina, será feito o comunicado para que as pessoas sejam imunizadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa