FARMÁCIA MUNICIPAL LANÇA CAMPANHA DE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
terça, 07 de maio de 2024

Cuidados essenciais e orientações para o uso consciente de medicamentos

A Farmácia Municipal de Dois Vizinhos está lançando uma importante campanha para promover o uso racional de medicamentos, liderada pela farmacêutica Sayédne Steinheuzer. A iniciativa visa fornecer orientações abrangentes para garantir que a população faça um uso seguro e eficaz dos medicamentos.

Na consulta médica, a campanha destaca a importância de comunicar ao profissional de saúde todos os medicamentos em uso, tanto com, quanto sem receita, alergias conhecidas, doenças hereditárias e qualquer dificuldade específica, como dificuldade para engolir comprimidos. Essas informações são fundamentais para que o médico possa prescrever o tratamento mais adequado para cada indivíduo.

Durante a dispensação dos medicamentos na farmácia, é essencial verificar se o medicamento fornecido corresponde à prescrição médica, se está dentro do prazo de validade e se a embalagem está intacta. Além disso, a farmacêutica orienta sobre os cuidados específicos de armazenamento de cada medicamento, como protegê-los da luz, umidade e calor, e seguir as instruções de temperatura indicadas na embalagem, inclusive, alguns medicamentos precisam ser mantidos refrigerados.

Outro aspecto abordado na campanha é o descarte correto dos medicamentos. A população é incentivada a não descartar os medicamentos no lixo comum ou no vaso sanitário, o que poderia contaminar o solo e a água. Em vez disso, os medicamentos devem ser levados aos pontos de coleta específicos para descarte adequado, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A Farmácia Municipal de Dois Vizinhos reforça a importância dessas práticas para garantir a eficácia do tratamento, prevenir a automedicação e proteger o meio ambiente. Fique atento às orientações da campanha e contribua para uma comunidade mais saudável e consciente.