Fumacê a Todo Vapor Em Dois Vizinhos

Secretaria de Saúde coordena aplicação do "fumacê" e reforça ações de combate à dengue em Dois Vizinhos


Fumacê a Todo Vapor Em Dois Vizinhos

Uma frota de veículos aplicadores de inseticidas disponibilizados pelos Núcleos de Vigilância Entomológica Estadual está em Dois Vizinhos desde o último final de semana para reforçar as ações de combate ao mosquito da dengue. O Fludora Co-Max, composto por Flupiradifurone e Transflutrina, está sendo utilizado na nebulização espacial, conhecida como fumacê. Este inseticida, adquirido por meio de compra internacional pelo governo fedral, é indicado para situações de emergência, como surtos e epidemias, visando apenas os mosquitos adultos alados, ou seja, aqueles que estão voando no ambiente.

O fumacê está sendo aplicado pelas modernas caminhonetes L200 da Secretaria Estadual de Saúde, adaptadas para Controle Químico Vetorial, com borrifadores para essa finalidade, percorrendo os bairros de Dois Vizinhos todos os dias da semana, em dois períodos: entre 5h e 9h30 e entre 17h e 20h, dependendo das condições climáticas do dia.

A população é orientada a manter portas e janelas abertas durante a aplicação do inseticida, bem como proteger animais de estimação como cachorros e gatos, além de pássaros e abelhas entre outros, e principalmente crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios ou alérgicos. O produto se dissipa rápido, não tendo efeito ambiental após 3 horas da aplicação.

Embora a estratégia de nebulização seja importante, a secretária de Saúde, Claudete Meurer, ressalta a importância de medidas de conscientização da população para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, pois o inseticida não atinge as larvas. "O restante são medidas de conscientização da população para combate aos depósitos do mosquito", afirma.

O enfrentamento à dengue em Dois Vizinhos demanda esforços conjuntos, e a participação ativa da população é muito importante para a eficácia das ações de prevenção.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos


Visitas: 2391
 
Facebook Twitter WhatsApp
Logo
Pesquisa-satisfacao