GRUPO DE VOLUNTÁRIOS DA BRF DE DOIS VIZINHOS REALIZAM AÇÃO AMBIENTAL NA TRILHA DO RIO JIRAU NO PARQUE ECOLÓGICO
quarta, 21 de dezembro de 2022

No dia 13 de dezembro de 2022, a Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o grupo de voluntários da BRF DV, realizaram uma ação ambiental, através da coleta de resíduos sólidos recicláveis e não recicláveis, jogados clandestinamente em locais proibidos na trilha ecológica e Rio Jirau Alto, localizada no Parque Ecológico Municipal.

A ação iniciou na Rua Irineu Guse Claudino findando até a Rua Reinaldo Cazela, Bairro São Judas.

De acordo com a Engenheira Ambiental da BRF DV, Ivani Engel, a ação visa aproximar as autoridades participantes junto à comunidade, bem como chamar atenção para destinação ambientalmente correta de resíduos sólidos, propor ideias que devem ser executadas por cada cidadão duovizinehense ou de forma coletiva.

“A ação superou as expectativas, pois recolhemos diversos tipos de resíduos que foram deixados clandestinamente neste percurso. Todo o material foi encaminhado para destinação final, ambientalmente correto conforme prevê a legislação ambiental da Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela Lei Federal no 12.305/2010, promovendo assim o reaproveitamento em determinado ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. A gestão de resíduos é um serviço que a população quase não vê; as pessoas só veem o resíduo saindo da porta delas, mas não sabem quantas engrenagens há por trás, por isso a importância de tratarmos disso de forma mais pessoal”, destacou Ivani.

“Todos os tipos de resíduos devem fazer parte da cadeia de logística reversa, para que não haja prejuízos ao meio ambiente e a saúde pública, no caso do descarte incorreto. E essa ação voluntária realizada pelo grupo de voluntários da BRF DV, coordenados por Aline Hohensee, reforça a integração e a conscientização dos participantes e da população para as ações ambientalmente corretas, no encaminhamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos, chamando atenção para resíduos deixados clandestinamente em locais proibidos”, ressaltou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Carlos Ventura Júnior.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social