Grupo de Educação em Saúde
terça, 17 de setembro de 2019

A equipe do NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família, juntamente com a equipe do ESF – Estratégia de Saúde da Família do bairro Sagrada Família, inicioTu em agosto, o grupo de educação em saúde: "viver bem com diabetes", com o objetivo principal de orientar os paciente sobre os cuidados da alimentação do paciente diabético.
Segundo a nutricionista Gilmara Rompkovski Camargo, no primeiro encontro, o assunto abordado foi obre alimentos naturais x alimentos industrializados, o guia alimentar da população brasileira,

Já neste segundo encontro que acontece no dia 13 de setembro, foi explicado sobre os diferentes tipos de sal. “Seguimos uma solicitação do grupo, conversamos, sobre os diferentes tipos de sal e alguns tipos de chás,  ajudando os pacientes a superarem as dificuldades diante as mudanças do seu cotidiano referente à reeducação alimentar e uso de insumos” Comentou.

Para encerrar a nutricionista preparou ainda uma receita de sal de ervas, para substituir o sal de cozinha/temperos industrializados e cada participante levou para casa um pouquinho do sal preparado no encontro.

O secretário municipal de saúde, Edson Spiassi, ressaltou que durante os encontros os profissionais de saúde esclarecem sobre as doenças, incentivam a mudança de hábitos de vida e conscientizam os pacientes quanto a importância de seguir o tratamento corretamente. “Nosso objetivo é de enfatizar os riscos que essas doenças não cuidadas de forma correta podem acarretar na vida da população e a importância de aderir ao tratamento, dieta e atividade física – concluiu o secretário.