Imigrantes de Dois Vizinhos Terão Uma Manhã Exclusiva para Atendimento e Auxílio

Município está de portas abertas para orientar e auxiliar os imigrantes que somam hoje mais de 700 em Dois Vizinhos.


Imigrantes de Dois Vizinhos Terão Uma Manhã Exclusiva para Atendimento e Auxílio

Nos últimos anos, o Brasil vem passando por um aumento do fluxo migratório de estrangeiros para o território nacional, trazendo um grande desafio para a oferta de políticas públicas adequadas às especificidades dos diversos grupos, e que sejam capazes de atender ao repentino aumento da demanda.

Dois Vizinhos não está fora desse cenário, e a Administração Municipal, pensando na integração e em ser uma cidade cada vez mais acolhedora inclusive com o povo imigrante, criou em 2021 a lei nº 2.478, na qual foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores. Esta lei garante ao imigrante o acesso a direitos sociais e aos serviços públicos, promove o respeito à diversidade e à interculturalidade, impede violações de direitos e fomenta a participação social em desenvolver ações coordenadas com a sociedade civil.

O municipio também criou, em 2022, o Conselho Municipal de Imigrantes (CMI), que é um órgão consultivo composto por integrantes do Poder Público e sociedade civil. Um órgão que na época foi vinculado à Secretaria de assistência social e cidadania, hoje transferido para a Secretaria da mulher, idoso e juventude. No sudoeste do Paraná Dois Vizinhos foi o primeiro a criar e se preocupar com esse povo que viu nesta terra, um local para se reerguer e recomeçar.

Para auxiliar essas pessoas, famílias algumas delas refugiadas a Administração Municipal através da Secretaria responsável e do CMI, estarão realizando neste sábado, 19 de agosto, na Praça Gregório Nicaretta (Praça da Paróquia Imaculada Conceição), das 8h30 às 11h uma manhã de atendimento exclusivo a esses imigrantes.

O objetivo conforme a Secretária da Pasta, Silvana Pellin, é saber onde estas famílias/pessoas, estão, quem são, de onde vieram e auxiliar principalmente na retirada da documentação para a efetivação regular dessas pessoas.

“Estamos aqui para ser um canal de atendimento mais humanizado e que acolherá com carinho todos esses imigrantes, principalmente na regularização documental que é um entrave comum enfrentado por eles. A ausência de documentação, faz com que esses imigrantes não consigam realizar atividades básicas, como abertura de conta, contratação na área de emprego, saúde, educação, enfim”, destacou a Secretária Silvana Pellin.

O município está de portas abertas para orientar e auxiliar os imigrantes que somam hoje mais de 700 em Dois Vizinhos.

 

BAIXE O FORMULÁRIO PARA O CADASTRAMENTO

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social


Visitas: 3922
 
Facebook Twitter WhatsApp
Logo
Pesquisa-satisfacao