IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO NA UTFPR TEM O APOIO DE EMPRESAS E ENTIDADES
sexta, 15 de maio de 2020

Dois Vizinhos receberá a implantação de um Laboratório de Análises Moleculares para Diagnósticos, que possibilitará a realização de diversos exames para a detecção de doenças como Covid-19, Dengue e Chikungunya bem como a realização de pesquisas científicas.

O laboratório será instalado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Dois Vizinhos, em parceria com a Prefeitura de Dois Vizinhos, Rotary Internacional, Cooperativa Sicredi, Cresol, Sociedade Rural, Cenci Uniformes, SureK Calçados, Tomasson Home Center e CISS S.A Software e Serviços. O investimento total no projeto será de aproximadamente R$ 600.000,00.

Com o aporte da Prefeitura de Dois Vizinhos, o laboratório contará com um robô para automatização da extração de material genético, uma cabine para preparo das reações de RT-qPCR, uma mini centrífuga e um banho-seco, além de itens e acessórios necessários para o funcionamento destes equipamentos.

O Aporte do Rotary Club Internacional em parceria com a Cooperativa Sicredi, Cresol e Sociedade Rural foi a doação de  um termociclador RT-qPCR, com uma cabine de segurança biológica NB2 e autoclave.

A empresa CISS S.A Software e Serviços doou 3 notebooks e 4 computadores desktop.

A empresa Cenci Uniformes vai doar pijamas cirurgicos para os professores/pesquisadores e equipe de apoio (técnicos de laboratório, alunos de iniciação científica e mestrandos).

A SureK Calçados ofereceu calçados apropriados para o uso da equipe dentro do laboratório.

A Tomasson Home Center, doou uma lavadora e secadora para higienização das vestimentas utilizadas pelos profissionais no laboratório.

A UTFPR disponibilizará todo espaço físico e a contribuição dos recursos financeiros para compra de equipamentos e insumos, como os kits de reagentes e os EPIs, além de protetores do tipo face shield desenvolvidos na própria UTFPR.

O laboratório contará com uma equipe composta por 8 Professores Doutores com experiência em Biologia Molecular que realizará diagnósticos para a COVID-19 utilizando o padrão-ouro do CDC (Centers for Disease Control and Prevention, EUA), oferecendo resultados confiáveis em um prazo de até 72 horas úteis após processamento das amostras. O contato com a equipe pode ser feito pelo e-mail biomol-dv@utfpr.edu.br.

O grupo de pesquisadores da UTFPR visará identificar e monitorar indivíduos infectados pelo SARS-CoV-2 entre os profissionais de saúde atuantes no atendimento de pacientes com COVID-19 no Sudoeste do Paraná, podendo deste modo realizar a identificação e caracterização de riscos.

De maneira concomitante, o laboratório poderá ser habilitado junto ao Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB.

É importante ressaltar que a UTFPR Dois Vizinhos não será um posto de coleta de amostras, mas somente de recebimento e processamento de análise para obtenção do resultado, sendo validado pelo laboratório central do estado (LACEN).

A estrutura deverá atender demandas além do Diagnóstico de COVID-19, entre outras doenças infectocontagiosas em humanos e animais como: dengue, meningites, ISTs; diagnóstico de doenças genéticas humanas e animais; identificação, monitoramento e quantificação de microrganismos de interesse agronômico; estudo de genes relacionados com características de interesse zootécnico e também identificação de fitopatógenos e inoculantes de interesse agronômico.