INCRA: PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS RURAIS JÁ PODEM EMITIR O CCIR 2022 DE FORMA ON-LINE
terça, 26 de julho de 2022

O município possui em torno de 3 mil propriedades rurais cadastradas no sistema.

Desde o dia 18 de julho, os prioritários de imóveis rurais já podem emitir, de forma on-line, a guia de pagamento do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) referente a 2022 – INCRA.

O documento comprova a inscrição das propriedades e posses rurais junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) - base de dados federal, gerenciada pelo Incra, com informações das áreas públicas e privadas.

Para obter a guia do CCIR, o interessado deve acessar o banner indicativo no site do Incra ou CLICANDO AQUI. Também pode baixar o aplicativo “SNCR Mobile” para uso em dispositivos móveis, como tablets e celulares.

Quem não tem acesso à internet, a partir do dia 03 de agosto, próxima quarta-feira, o proprietário poderá se dirigir a Prefeitura de Dois Vizinhos, no departamento do INCRA, levando consigo a escritura do imóvel ou a última guia emitida.

Conforme o setor do INCRA da Prefeitura, o município possui em torno de 3 mil propriedades rurais cadastradas no sistema.

O valor da guia depende do tamanho da área e deve ser quitado até 17 de agosto, sem cobrança de juros e correção, exclusivamente na rede de atendimento do Banco do Brasil. Caso a quitação não ocorra até a data limite, haverá cobrança de multa e juros.

Mas afinal, o que é CCIR – INCRA?

CCIR – INCRA é o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, ou seja, é o documento comprobatório de que o referido imóvel encontra-se cadastrado e em situação regular perante o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). É um imposto federal.

Todo imóvel rural atrai a obrigação do proprietário em ter seu cadastro no INCRA, e por consequência de tê-lo em situação regular pagando a quantia respectiva.

O pagamento do CCIR – INCRA é fundamental para, em primeiro lugar ter sua área devidamente regular perante a autarquia, e secundariamente para transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar e até mesmo para obtenção de financiamento bancário

Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Site do INCRA