INCUBADORA PARA EMPRESAS EM FASE FINAL NO PARQUE JOSÉ RAMUSKI JR.
segunda, 05 de fevereiro de 2024

Espaços de 150 m² serão destinados a pequenas e médias empresas, impulsionando o desenvolvimento econômico do município.

Em mais um importante passo para o desenvolvimento econômico local, Dois Vizinhos está promovendo a expansão do Parque Industrial José Ramuski Júnior. O projeto visa não apenas impulsionar a geração de emprego e renda, mas também oferecer suporte a empreendedores locais por meio da inauguração de uma incubadora para pequenas e médias empresas.

Investimentos e Infraestrutura

Em abril de 2021, o município adquiriu uma área de terra de 81.241 m2, investindo R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais) para a construção do Parque Industrial José Ramuski Júnior. Esse novo espaço é fundamental para a criação de oportunidades no setor industrial.

O ano de 2022 trouxe mais investimentos, com um convênio junto ao Governo do Estado no valor de R$ 4.095.000,00 (quatro milhões e noventa e cinco mil reais). Desse montante, R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil) foram destinados ao financiamento, enquanto R$ 1.595.000,00 (um milhão quinhentos e noventa e cinco mil reais) representaram a contrapartida do município. Esses recursos foram aplicados na construção de dois barracões pré-moldados, totalizando 2.406 m².

Incubadora para Empreendedores

Parte significativa dessa nova estrutura é dedicada à incubadora industrial, destinada a abrigar 16 pequenas e médias empresas. Os barracões, com dimensões de 1.200 m² cada, proporcionam espaços amplos para o desenvolvimento desses empreendimentos. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Alff, destaca que esses espaços, com 150 m² cada e pé direito de 6 metros, serão oferecidos às empresas por um prazo de 5 anos.

Alff ressalta a importância dessa iniciativa como um trampolim para o desenvolvimento desses negócios. A incubadora surge como um suporte nos primeiros passos das empresas, proporcionando o ambiente ideal para que possam estruturar suas atividades e, futuramente, conquistar um espaço próprio no mercado.

Compromisso com o Desenvolvimento

O prefeito em exercício, Nery Maria, enfatiza que a oferta desses espaços solidifica o compromisso assumido pela gestão atual em oferecer oportunidades de expansão de empresas no município. Além de fomentar o crescimento econômico, a medida visa a ampliação do número de vagas de emprego para a população local.

Enquanto o Parque Industrial José Ramuski Jr. avança em sua construção, se preparando para disponibilizar terrenos para novas empresas, o município também está articulando a aquisição de uma área adicional de aproximadamente 140.000 m², equivalente a 5,8 alqueires, pertencente ao 57 cotistas da Empreendimentos Tecnológicos Sudoeste do Paraná (ETS). Caso esse negócio seja concretizado, o parque poderá atender à demanda crescente por espaços, beneficiando dezenas de empresas que aguardam há anos na fila de espera da Secretaria.

A iniciativa representa um marco significativo para Dois Vizinhos, consolidando-se como um polo de desenvolvimento industrial na região. O comprometimento com o crescimento econômico e a criação de oportunidades fortalece a posição da cidade como um ambiente propício para investimentos e inovação.