INFESTAÇÃO DE POMBOS NA PRAÇA ARY MULLER FOI ASSUNTO DE REUNIÃO DO PREFEITO EM EXERCÍCIO
quarta, 26 de janeiro de 2022

Presentes o Diretor da UTFPR e Secretários Municipais


Na foto Chefe de Gabinete Bruno Lima, Vereador Bino Lorenzetti, Prefeito em Exercício Nery Maria, Diretor da UTFR Everton Lozano e os Secretários Diego Borsatti e Everaldo Santini.

Na tarde de segunda-feira, 25 de janeiro de 2022, o Prefeito em exercício Nery Maria, juntamente com o Chefe de Gabinete Bruno Lima e o Secretário Diego Borsatti, receberam no gabinete o Diretor da UTFPR - Campus Dois Vizinhos, Everton Lozano.

O objetivo da conversa foi para tratar de vários assuntos, sendo um deles sobre o problema da super população de bombos, principalmente os que estão presentes na Praça Ary Muller de Dois Vizinhos.

Assunto polêmico, que traz várias reclamações inclusive nas redes sociais, é também uma preocupação da Administração Municipal, a qual está pedindo o apoio da UTFPR para  controle  dessas aves.

Conforme o diretor Everton, pelos históricos apresentados em várias cidades, nas quais existe o mesmo problema, livrar-se desses animais é trabalhoso, e não existem remédios ou produtos químicos que possam dispersar as aves, e matá-las também não é uma opção pelas leis ambientais.

O Diretor Everton Lozano, porém, se dispôs a ajudar, da forma que for possível e legal, buscando as alternativas para o equilíbrio deste problema, pois a instituição conta com um Zoólogo habilitado na execução e elaboração de projetos, mesmo ele não sendo especialista em aves silvestres.

O incomodo é devido à grande quantidade de animais que procuram abrigo no local, produzindo grande quantidade de fezes no espaço, onde inclusive há um parque infantil, deixando sujeira, mau cheio, além da possibilidade da transmissão de doenças, as quais podem levar até a morte.

Também as fezes dos pombos, caso estejam infectados, são fonte de fungos que podem causar criptococose ou histoplasmose, doenças causadoras de meningite fúngica. Os pombos ainda podem disseminar pulgas – mais conhecidas como piolho de pomba – causando coceiras e dermatites.

A Administração Municipal realiza periodicamente a limpeza da Praça.  

Uma das opções levantadas, para buscar uma solução ao problema,  é a possibilidade de instalação de sombrites junto às árvores na praça, que de certa forma servirão como  barreiras físicas ao acesso das aves  para fazer seus ninhos e se reproduzirem.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Visitas: 2081