Janeiro Branco - Psicólogas do Ambulatório de Saúde Mental orientam a população
quarta, 12 de janeiro de 2022

São profissionais preocupadas com a saúde de todos


"Janeiro Branco" é uma campanha dedicada à Saúde Mental. Psicólogas do Ambulatório de Saúde Mental de Dois Vizinhos estão orientando a nossa população. Já conversamos com a Dra. Camila Montegutti, que nos prestou ótimas informações e esclarecimentos profissionais.  Hoje, veremos as orientações da Dra. Joana Magnabosco.

  1. Assim como o outubro rosa e o novembro azul, que estimulam a conscientização da prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente, o janeiro branco busca nos mostrar que igual ao físico a mente também requer cuidados especiais.

 

  1. E destinar o mês de janeiro para debates e ações específicas é fundamental para romper barreiras, tabus e preconceitos que ainda existem sobre os tratamentos psiquiátricos, psicológicos e o cuidado com as emoções.

 

  1. Qualquer pessoa em algum momento da vida está susceptível a ter alguma doença emocional. E o maior dano causado pelo estigma é a pessoa não buscar recurso, devido ao preconceito e se fechar para a ajuda, por medo de não ser compreendida e até discriminada.

 

  1. Converse sobre esses pensamentos e emoções com alguém que você confia ou com um profissional da área. Existem serviços disponíveis para esta ajuda. Procure o Posto de Saúde do seu bairro, o Ambulatório de Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Quem cuida da mente, cuida da vida.

A nossa próxima conversa será com a Dra. Paloma N

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Visitas: 1342