LEI MUNICIPAL AUTORIZA A PRESENÇA DE DOULAS NA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO
quarta, 20 de abril de 2022

Prefeito Luiz Carlos Turatto sancionou lei n° 2603/2022 aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.


O prefeito Municipal Luiz Carlos Turatto recebeu na última quarta-feira, 20 de abril, as terapeutas e consultoras em amamentação e especialistas em DOULAS Giseli Becher e Aline R. Meurer Salvador a fim de sancionar a lei de nº 2603/2022 a qual autoriza a presença de doulas durante o pré-natal, o trabalho de parto, o parto e o pós-parto imediato nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres do Município de Dois Vizinhos tanto público quanto privado.

A indicação foi feita pelo Vereador Cledemir Mezzomo e aprovada por unanimidade por todos os demais vereadores.

Representando as profissionais, Giseli Becher agradeceu ao prefeito por sancionar a lei, e ao vereador o qual fez a indicação e citou que a autorização para que as doulas frequentem as unidades da rede pública e privada vai permitir o acolhimento de todas as mulheres que precisarem. “Queremos agradecer primeiramente o vereador Mezzomo que prontamente se disponibilizou a nos escutar, ouvir nossa necessidade para melhorar a realidade Obstétrica local e desta forma já agradecer todos os demais vereadores por aprovarem este projeto em unanimidade. Nós juntamos nossas forças em prol das mulheres que sonham com um parto respeitoso e humanizado, acolhendo suas vontades e necessidades, para talvez um dos momentos mais extraordinários de sua vida. E ao senhor Prefeito Luiz Carlos Turatto que abraçou, acolheu e entendeu nosso interesse, e interesse de tantas famílias de nossa cidade. Agradecemos também a Secretária da Saúde Claudete Meurer que esteve presente, nos incentivando e se colocando à disposição. Nossa busca não termina com a Lei, na realidade está apenas começando. Existe um longo caminho a ser percorrido para chegarmos onde é necessário chegar”, destacou Giseli.

No ato da assinatura o prefeito frisou sobre a importância na valorização de cada profissional e no direito de escolha que cada mãe possui. “O trabalho de vocês é muito importante pois oferecem suporte individualizado e apoio emocional a cada gestante. Hoje somente no Pró Vida são atendidos de 30 a 40 partos por mês, isso falando apenas deste hospital. E com certeza com mais essa opção ofertada principalmente as mãezinhas todos acabam ganhando”, destacou o Prefeito.

“Hoje o município conta com a UPA que oferece atendimento 24 horas para casos menos urgentes, temos 12 postos de saúde todos equipados na sua maioria com farmácia e até o final do ano estamos projetando para cobrir 100% do município com mais 3 postos de saúde, temos também mais de 30 médicos especialistas atendendo o povo, conquistamos a tão sonhada UTI ainda no primeiro ano do governo, que atendeu os pacientes de COVID-19,  temos um ambulatório de saúde mental, fisioterapeutas, atendimento odontológicos, enfim nossa Saúde a cada dia está se destacando e ampliando os atendimentos ao nosso povo, isso que não mencionei aqui os investimentos estruturais, e a assinatura dessa lei é mais uma importante conquista que vem pra somar e faz parte de uma linha de humanização o que é necessário tanto na saúde quanto em qualquer outro meio”, finalizou o prefeito.

O QUE É O DOULAS (fonte site tua saúde)

A doula é uma profissional que tem como função acompanhar a gestante durante o período de gravidez, parto e período pós-parto, além de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional nestes momentos.

Doula é um termo de origem grega que significa "mulher que serve" e, apesar de não ser profissional de saúde, a sua atuação facilita a existência de um parto mais humanizado, já que é comum que a mulher se sinta desamparada neste momento. Além disso, é comum que as doulas defendam o parto mais natural possível, como mínimo de intervenções médicas.

Entretanto, é importante lembrar que, apesar da capacidade e preparo para realização de partos, a doula não tem conhecimentos suficientes para intervir caso surja complicações ou situações que ponham em risco a saúde da mãe ou do bebê, por isso, é recomendado que nenhum parto aconteça sem a presença do profissional de saúde, como obstetra, pediatra e enfermeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Visitas: 6886