MAIS DE 1.660 FAMÍLIAS PRECISAM ATUALIZAR SEUS DADOS NO SISTEMA DO CADASTRO ÚNICO NO CRAS
domingo, 20 de março de 2022

A ausência dessa atualização pode acarretar a perca dos programas sociais advindos do Cadastro Único.


Na foto a atendente do CadÚnico do CRAS Norte realizando atendimento a família.

Neste mês de março iniciou a atualização cadastral das Famílias que fazem uso de algum dos programas sociais advindos do Cadastro Único do Governo Federal.

Mais conhecido como CadÚnico, o Cadastro Único é a principal porta de entrada para que famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza recebam benefícios do governo federal. Em Dois Vizinhos, mais de 3.500 mil famílias estão cadastradas no programa e a responsabilidade da Prefeitura é fazer a atualização dos cadastros.

Este mecanismo reúne informações socioeconômicas das famílias de baixa renda, permitindo ao governo o conhecimento das reais condições de vida da população. É o próprio governo, através desse cadastro, que direciona para quais programas a família se encaixa e é selecionada a participar, como: Auxilio Brasil (antes Bolsa Família), BPC, Tarifa Social de Energia, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Leite das Crianças entre outros.

Por isso, quanto mais informações são anexadas no sistema, mais fácil é a aprovação e o recebimento dos benefícios. O governo periodicamente faz a averiguação dos dados, então quanto mais atualizado estiver, menos provável que o próprio governo bloqueie o benefício concedido.

Conforme a Coordenadora do Cadastro Único de Dois Vizinhos, a Assistente Social Martha Carboni, mesmo as famílias que fizeram a atualização na metade do ano passado, o governo apontou o nome da lista de famílias que devem apresentar atualização para comprovação de algum dado.

A ausência dessa atualização acarreta a perca do benefício, seja ele o auxilio brasil, BPC em fim.

Em Dois Vizinhos há 1.663 famílias na lista encaminhada pelo governo para averiguações cadastrais.

A regra é para que as famílias já inscritas atualizem seu cadastro, a cada dois anos ou quando tiver alteração de endereço, telefones, renda, entrada e saída de pessoas da família, mas mesmo assim quem o fez em menos de 1 ano deve entrar em contato com um dos CRAS para saber se o nome não se encontra nesta listagem do Governo.

“Somente o Auxilio Brasil injeta na economia do município R$ 528 mil reais. São valores que as famílias recebem minimamente R$ 400,00 mensais por família, e é o governo federal que faz a analise desse valor para cada família”, destacou Martha.

Para realizar a atualização, basta procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da residência.

 

CRAS Casa da Cidadania/Norte - localizado na Rua Waschington Luiz, 704, Bairro são Francisco de Assis, telefone: (46)35362641 Ligação e Whatsapp.

CRAS Casa da Família/Sul - localizado na Avenida Santa Luzia, Bairro Santa Luzia. Telefone: (46) 35365423 Ligação e Whatsapp.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Visitas: 910