Casos de violência sexual infantil podem ser denunciados no Conselho Tutelar, delegacias especializadas, Polícias Militar ou ainda pelo Disque 100.
Após uma semana de extensa programação direcionada ao Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com visitas dos profissionais da Assistência Social nas escolas, CMEIS, entidades oferecendo palestras e atividades de prevenção, a Secretaria de Assistência Social de Dois Vizinhos juntamente com os CRAS, CREAS e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes) e Conselho Tutelar realizaram na tarde desta quarta-feira, 18 de maio, uma mobilização contra o tema já mencionado, na Praça da Amizade de Dois Vizinhos.
O ato teve início às 14h e contou com a presença marcante da Fanfarra da Guarda Mirim e do grupo de Capoeira da Casa da Paz. Ainda contou com o apoio do DEPTRAN, Policia Militar e Corpo de Bombeiros.
18 DE MAIO
No dia 18 de maio, de 1973, uma menina de oito anos, de Vitória (ES) foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
DENUNCIE
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure os CRAS, CREA, conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária. As denúncias podem ser feitas ainda pelo Disque 100.