Previsão para chegada é para a próxima semana. Vacinação será para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades comprovadas por laudo médico.
O Brasil recebeu na madrugada da quinta-feira, 13 de janeiro de 2022, em São Paulo, a primeira remessa, com 1.248 milhões de doses pediátricas do imunizante Cominarty, da farmacêutica Pfizer, contra a Covid-19.
De acordo com dados coletados no site do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná recebeu, no início da tarde desta sexta-feira, 14 de janeiro de 2022, um total de 65.500 doses do imunizante, que serão distribuídas nos municípios conforme o critério populacional.
As vacinas desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 13h50, e foram encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para análise e conferência.
As doses são destinadas a crianças de 5 a 11 anos e fazem parte do primeiro lote exclusivo para este público. A recomendação da imunização nesta faixa etária foi oficializada na última semana por meio da Nota Técnica nº 2/2022 da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde
De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, as doses serão aplicadas seguindo a orientação do Programa Nacional de Imunizações – PNI, sendo que a vacinação iniciará pelos grupos prioritários que incluem crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas, os quais apresentarem comprovação médica, sendo este uma receita médica ou laudo que comprove a comorbidade. Tão logo o Paraná receba novas doses, novos grupos serão abertos seguindo o mesmo esquema que a dos adolescentes e adultos.
Conforme a coordenação da epidemiologia do município de Dois Vizinhos, a estimativa é que as primeiras doses cheguem para distribuição, na 8ª Regional de Saúde na próxima semana, e o início das aplicações também.
“Estamos no aguardo das doses, e a expectativa segundo a planilha recebida pelo nosso setor de epidemiologia, é que o município receba inicialmente o número de 230 doses do imunizante nesta primeira remessa. Não sabemos exatamente o dia que as mesmas chegarão no município, mas estaremos repassando a todos pelos meios da Assessoria Oficial da Prefeitura e da imprensa local. Pedimos que a população fique atenta as mídias e para os pais que possuem crianças do grupo prioritário, os mesmos já se programem com os documentos pessoais das crianças e os laudos ou receitas médicas as quais comprovem a comorbidade”, destacou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município - Grasieli Pedrussi.
CLIQUE AQUI E BAIXE A LISTA DAS COMORBIDADES