Municípios da região transferem AIHs para atendimento em Dois Vizinhos
sexta, 13 de dezembro de 2019

O Secretário Municipal de Saúde, Edson Spiassi, informou que tem sido procurado por prefeitos e secretários de municípios da região em busca de atendimento em saúde para seus munícipes.
A dificuldade em atender os pacientes que necessitam de internamentos e procedimentos cirúrgicos e que amargam na fila de espera para ser atendidos tem levado os gestores a procurar alternativas mais próximas.
Como o Município disponibiliza do CIEM – Centro Integrado de Especialidades Microrregional, muitos pacientes que antes eram transportados para outras cidades como Beltrão, Pato Branco, Cascavel ou Curitiba para consultas e outros procedimentos, passaram a ser atendidos em Dois Vizinhos.
Com isso, os municípios economizam com o transporte de pacientes e agilizam o atendimento a quem necessita sem o sofrimentos de viagens longas.
Outro fator que sensibilizou os prefeitos e secretários é que o Hospital Pró-Vida está cadastrado junto a SESA – Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde para a realização de cirurgias de baixa e média complexidade.
O hospital está neste momento realizando cirurgias em pacientes de 27 municípios da Região Sudoeste, dentro de um mutirão de cirurgias da SESA. No total serão realizadas 67 cirurgias.
O atendimento e a qualidade dos serviços prestados levou os munícipes de alguns municípios da região a cobrar dos gestores a preferência por ser atendidos em Dois Vizinhos.
Segundo Edson Spiassi, nos últimos dias os municípios de Nova Esperança do Sudoeste e Flor da Serra do Sul, transferiram AIHs – Autorização de Internação Hospitalar, para serem atendidos no Pró-Vida.
Outros municípios também estão na fila de espera para firmar convênio com Dois Vizinhos, dentro da proposta da descentralização da saúde. O reconhecimento da humanização da saúde em Dois Vizinhos é regional.