O projeto nada mais é do que uma área de tratamento de esgoto com uso de plantas, uma tecnologia mais sustentável.
A preservação constante do meio ambiente e o crescimento da área turística do municipio, principalmente na parte do turismo rural, traz grandes preocupação com a fauna e flora do nosso município.
Detentor do título de município sustentável, através do Prêmio Band Cidades Excelentes de 2022, novamente Dois Vizinhos sai e frente e mostra como nosso povo está preocupado com a sustentabilidade ambiental.
Esse é um projeto que está sendo conduzido e organizado pela equipe do IDR - Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, extensionista da regional de Dois Vizinhos, com apoio da Prefeitura de Dois Vizinhos.
A primeira etapa do processo, aconteceu entre os dias 23 e 24 de maio, onde foram passados os dados teóricos este mecanismo, a próxima etapa acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, no qual acontecerá a implantação do sistema.
O primeiro sistema de tratamento será implanto em um dos pontos turísticos ligados ao turismo rural, no Sítio Vale dos Ventos, localizado na comunidade do Canoas.
O treinamento, que está sendo ministrado pelo especialista na área, Orlando de Assis, conta com a participação de 20 pessoas, entre elas, estudantes e professores da UTFPR, extensionistas do IDR das regiões de Dois Vizinhos, Pato Branco e Francisco Beltrão e produtores rurais do municipio, principalmente ligados ao turismo rural.
Este é um sistema que aproveita a capacidade que a própria natureza possui de auto-limpar-se, que utiliza um processo de filtragem física em brita e areia, constituindo um biofiltro associado a plantas, que formam a zona de raízes, desta forma, possibilita que as plantas realizem esse tratamento de forma natural, sem depender de processos químicos.
As espécies usadas no sistema de raízes são da família Junco, um grupo de plantas semelhantes às gramíneas que crescem, em geral, nos alagadiços.
O objetivo dessa oficina é usar a zona de raízes para tratamento de esgoto, propiciar um sistema ecologicamente sustentável para o tratamento do esgoto nas propriedades rurais, usar plantas que propiciem adorno paisagístico as propriedades e ter profissionais treinados no sudoeste, que possam propagar a técnica em suas regiões.
Conforme o IDR, um novo curso já está sendo organizado o qual irá oferecer o treinamento e os conhecimentos a novos produtores.