NOVO SISTEMA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO TRARÁ SIGNIFICATIVA ECONOMIA AO MUNICÍPIO
sexta, 14 de maio de 2021

Novo sistema gerará economia de aproximadamente 60 mil reais aos cofres públicos, e poderá ser utilizado via Cartão Estar ou Aplicativo.

O Prefeito Carlinhos Turatto, sancionou na manhã desta sexta-feira, 14 de maio, a Lei nº 2.477/2021, que alterou a Lei n. 1.835/2013,  cuja modificação essencialmente prescreve: “o sistema de estacionamento rotativo no Município será mantido, administrado e operado exclusivamente pelo órgão executivo municipal de trânsito – Departamento de Trânsito – DEPTRAN”.

Na ocasião fizeram-se presentes, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Juarez Alberton, Secretários Municipais,  Diretor do DEPTRAN e Agentes de Trânsito.

A Lei Modificadora acrescenta outros espaços públicos que ficarão sujeitos ao pagamento, pelo respectivo uso do estacionamento.

Esclareceu o Secretário de Planejamento e Ações Estratégicas, Nilton de Almeida, que o DEPTRAN tem 30 dias para formalizar a operacionalização do sistema, que será feito com o “cartão do Estar”, impresso pela Prefeitura, e através de um aplicativo operado via celular, o qual, não terá custo algum para a Prefeitura. O Secretário destacou que a mudança para esse novo sistema trará uma economia significativa de aproximadamente R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) por mês.

Valor este que era pagos em aluguel do aplicativo/ parquímetros, além da mudança no contrato junto ao correio, o qual faz o envio das notificações das multas, passando de carta registrada a carta simples com cedo.

A cobrança do Estar nas áreas sinalizadas será das 09h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira; e aos sábados, das 09h às 12h.

Os cartões serão de três tipos: duração de duas horas (R$ 2,00); uma hora (R$ 1,00); e meia hora (R$ 0,50).

A aquisição do Cartão Estar poderá ser feita junto ao DEPTRAN, nas empresas credenciadas e com os agentes de trânsito, em moeda corrente. Já o aplicativo para celular, poderá ser baixado pelo Play Store gratuitamente, e a empresa geradora do software será remunerada, em percentual, através dos créditos que o usuário adquirir ao utilizar o aplicativo.

Carlinhos Turatto destacou o trabalho de todos os colaboradores da Prefeitura, em especial dos agentes de trânsito, e foi taxativo de que em Dois Vizinhos “acabou a indústria da multa”. Dirigindo-se aos agentes de trânsito, o Prefeito ressaltou a necessidade de diálogo, bom senso e respeito para com a população, dizendo, ainda: “vocês são os meus mensageiros da paz, que orientarão a fim, de que tenhamos um trânsito mais seguro, humano e melhor”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura