NOVOS LARES! DOIS VIZINHOS TRABALHA PARA OFERECER MORADIA SEGURA ÀS FAMÍLIAS AFETADAS PELAS CHEIAS
quinta, 23 de novembro de 2023

Reunião no Gabinete do Executivo discutiu ações imediatas para assistência às famílias atingidas e planejamento de moradias seguras.

Prefeito Carlinhos Turatto falando com as famílias que estão sendo removidas das margens do Rio Jirau

Na manhã desta quarta-feira, dia 22, o prefeito Carlinhos Turatto convocou uma reunião determinante no Gabinete do Executivo de Dois Vizinhos, com cerca de 30 famílias que foram recentemente vítimas das cheias nas margens do Rio Jirau, no Bairro Sagrada Família.

Além do prefeito, estiveram presentes os secretários municipais Valdemar da Silveira (Planejamento) e Francieli Spiassi (Habitação), o engenheiro Márcio Trentini, o diretor de patrimônio do município Romualdo Nicolodi, a psicóloga Helena Horbatei e a assistente social Martha Carboni, ambas do CRAS.

O encontro teve como principal objetivo detalhar o processo de remoção das famílias da área de risco. Em um gesto imediato de assistência, todas as famílias começarão a receber o Aluguel Social, um auxílio destinado a cobrir os custos com aluguel por três meses, prorrogáveis por mais três. Além disso, os proprietários de lotes e casas (cerca de 20) realizarão a permuta desses imóveis por terrenos oferecidos pela Prefeitura de Dois Vizinhos, localizados em áreas seguras da cidade.

É importante destacar que essas famílias terão prioridade no programa habitacional aprovado pela COHAPAR/BID. O projeto prevê a construção de 124 casas para famílias de baixa renda, sendo 94 em um terreno no Bairro Margarida Galvan e outras 30 no Bairro São Francisco Xavier.

Enquanto as medidas são implementadas, máquinas já estão em ação na região afetada, realizando obras de remoção de casas, desassoreamento e alteração no traçado original do Rio Jirau. Essa ação busca minimizar danos e encontrar soluções duradouras para os problemas de enchentes na área.

O prefeito Carlinhos Turatto expressou palavras de compreensão e esperança para as famílias impactadas, destacando o compromisso da administração municipal em atender os mais desfavorecidos. A reunião encerrou-se com um consenso unânime sobre as ações planejadas, reforçando o compromisso da prefeitura em amparar e garantir a segurança das famílias afetadas pelas cheias no Bairro Sagrada Família.