Novembro Azul: Chegou a vez dos homens cuidarem da saúde
sexta, 08 de novembro de 2019


Novembro é o mês no qual se concentram as ações voltadas à saúde dos homens. Em Dois Vizinhos, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma campanha com murais, divulgações, informações via redes sociais, palestras, culminando com o dia D de cuidado com a saúde do homem. “A campanha Novembro Azul vem para motivar a população masculina a fazer exames preventivos,” destacou Carolina Kunz enfermeira da atenção básica.

No dia 20 de novembro a equipe da Unidade Central estará atendendo em horário diferenciado, das 17 às 19h fornecendo gratuitamente exames de PSA para faixa etária preconizada, teste rápido e aferição de pressão arterial, para isso é preciso ligar e agendar o exame através do telefone 3581 5700, ou diretamente na secretaria de saúde. “Precisamos mobilizar o público feminino, que muitas vezes ainda fica refém do preconceito, e conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata além da necessidade de cuidado com a saúde integral do homem.” Reforçou Edson Spiassi Secretário da pasta.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.