NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE DOIS VIZINHOS ENTREGA KITS DE ROBÓTICA
quinta, 21 de outubro de 2021

6 COLÉGIOS DO NRE DE DOIS VIZINHOS RECEBEM KIT DE ROBÓTICA

A Secretaria de Estado da Educação e de Esportes, através a Diretoria de Tecnologias em Inovação (DTI), adquiriu kits de robótica às escolas do ensino médio estadual, selecionadas para desenvolver projetos tecnológicos em aulas de Robótica.

Os kits dispõem de notebook, com requisitos, configurações de softwares específicos, instalados para as aulas de robótica, uma mochila e 448 componentes eletrônicos, com os quais os estudantes, com auxílio do professor, poderão desenvolver ideias e trazer soluções para problemas cotidianos sociais e comunitários.

Em Dois Vizinhos, quatro Colégios Estaduais foram contemplados com esse kit:  Germano Stedile, José de Anchieta, Leonardo da Vinci e Monteiro Lobato.

A entrega dos kits, na manhã de quinta-feira, 21 de outubro, nas dependências do Centro Cultural Arte e Vida, teve a presença de mais dois Colégios Estaduais da área do NRE de Dois Vizinhos:    Colégio José de Alencar, de  Nova Prata do Iguaçu e Colégio  Nova Esperança, de Nova Esperança do Sudoeste.

O ato contou com a presença do Prefeito Carlinhos Turatto, Secretários Municipais, Vereadores, do Chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, Professor Dirsio Ferreira da Silva, Prefeito Jaime Stang de Nova Esperança do Sudoeste, e representando o Prefeito Nova Prata do Iguaçu, a Secretaria de Educação Loreni Tonin. Também os  Deputados Estaduais Paulo Litro e Nelson Luersen, mais  diretores, professores e alunos dos 6 colégios  contemplados.

O Chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Dirsio Ferreira da Silva, deu boas vindas a todos, citando inicialmente um trecho do psicólogo suíço Jean Piaget:   A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.

O Prefeito Carlinhos Turatto agradeceu o emprenho de todos os envolvidos e se dirigiu aos adolescentes dizendo: “o único meio para se igualar com aquele que nasceu em um berço de ouro, é através do conhecimento. Nós temos que dar condições, conhecimentos para nossa juventude, a fim de que ela possa enfrentar o mundo novo que está se formando, mais dinâmico, e principalmente voltado a tecnologia. Unidos pela educação seremos muito mais fortes e teremos muito mais condições de igualdade para todos

O Deputado Estadual Paulo Litro, parabenizou o prefeito pelo empenho e pela administração que está fazendo para todos. “Eu acredito que todos nós que estamos na administração pública, seja como político, seja como professor, temos uma missão muito grande, que é acompanhar o desenvolvimento tecnológico que o mundo está tendo, e na educação não é diferente. O governo do Estado pensa muito em trazer inovações e uma delas está nestes kits de robótica que vem atender uma demanda especial para os alunos do ensino médio. Estes kits, que estão sendo distribuídos aos nossos alunos da área pública, muitos colégios particulares não possuem”, destacou o Deputado.

A robótica, além de desenvolver conhecimentos e habilidades relacionados da tecnologia, contribui com a aprendizagem em outros aspectos, como pensamento crítico, afinidade digital, resiliência, solução de problemas, colaboração, comunicação entre outras habilidades importantes a serem desenvolvidas no século XXI.

O curso completo de robótica compreende 3 módulos a serem desenvolvidos em 2 aulas semanais geminadas.

No primeiro módulo, as aulas abordam conceitos introdutórios de robótica e componentes eletrônicos.

No segundo módulo, as aulas contemplam placas e sensores mais elaborados, integrando componentes do kit de robótica com propostas de programação de diversos modelos de protótipos, desde criar braços robóticos para executar pequenos movimentos, como desenvolver painéis de mensagens e criar equipamentos de segurança como fechadura digital entre outras possibilidades.

No terceiro módulo, com o objetivo de desenvolver o protagonismo dos jovens em relação a robótica, serão apresentadas temáticas como meio ambiente, segurança educação, entre outras, e o roteiro problematizador que leva estudante e refletir sobre questões de sua comunidade, desenvolvendo projetos para aplicar socialmente.

O objetivo desse curso, envolvendo o kit de robótica, é  instruir, orientar e auxiliar  os estudantes  no estudo e  desenvolvimento de tarefas e ações  em prol da comunidade escolar e da sociedade onde vivem.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social