Núcleo Municipal de Prevenção às violências e promoção da saúde realizam mobilização para conscientização.
sexta, 06 de dezembro de 2019

O Núcleo municipal de prevenção às violências, existe desde 2016, e realiza ações com objetivo de focar na orientação, prevenção das violências e promoção da saúde.
Neste sentido no mês de novembro, todos os servidores de todas as secretarias estiveram recebendo materiais de divulgação como camiseta, cartaz e outros como forma de mobilização e conscientização sobre as violências, principalmente sobre a violência contra a mulher.
O que é violência contra a mulher?
Violência é o ato de agressão ou mesmo a omissão que causa sofrimento físico ou psicológica à vítima. A violência contra a mulher pode acontecer em qualquer lugar, na rua ou em casa. Existem 5 tipos de violência: violência física, violência psicológica, violência sexual e violência patrimonial.
Por que desta mobilização?
• A cada 15 segundos, uma mulher é agredida no Brasil
• O Brasil é um dos países que mais sofre com a violência doméstica: 23% das mulheres brasileiras estão sujeitas a esse tipo de violência.
• A violência doméstica é a principal causa de morte e deficiência entre mulheres de 16 a 44 anos de idade e mata mais do que câncer e acidentes de trânsito
• Cerca de 70% das vitimas de assassinato feminino foram mortas por seus maridos ou companheiros
• A violência contra a mulher atinge indistintamente mulheres de todas as classes sociais, raças e etnias, religiões e culturas
• A violência contra a mulher produz consequências emocionais devastadoras, muitas vezes irreparáveis, e impactos graves sobre a saúde mental, sexual e reprodutiva da mulher. (Fonte: OPAS/ACNUR).

Toda mulher merece proteção! A Lei protege todas as mulheres!

Em Dois Vizinhos, quem procurar?
Delegacia Civil ou Polícia Militar
1ª Promotoria de Justiça – Dois Vizinhos
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – telefone 046 3536 2953