O MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PRESTA JUSTA E OPORTUNA HOMENAGEM AO MÉDICO DR. JANINO MATTOS HABLICH
quinta, 22 de julho de 2021

Centro Integrado de Especialidades Microrregional de Dois Vizinhos – CIEM - terá o seu nome

Na manhã de 07 de junho de 2021, na estrutura do CIEM (Centro Integrado de Especialidades Microrregional de Dois Vizinhos), no bairro Sagrada Família, foi realizada a cerimônia de instalação e funcionamento do 1ª. Hospital de Campanha do Sudoeste do Paraná.

Na ocasião, o Prefeito Carlinhos Turatto conferiu ao mesmo estabelecimento o nome de “Hospital de Campanha Dr. Janino Mattos Hablich”, dizendo que apresentaria projeto de lei à Câmara Municipal com a respectiva proposta de lei para efetivação.

Na manhã de quarta-feira, 21 de julho, em seu gabinete na Prefeitura Municipal, o Prefeito sancionou a Lei Municipal n. 2507, de 13 de julho de 2021, aprovada por unanimidade pelos Vereadores, e que diz, em seu artigo 1º. “Fica nomeado o Centro Integrado de Especialidades Microrregional de Dois Vizinhos – CIEM como Centro Médico Dr. Janino Mattos Hablich, situado na Rua Rio Branco, Bairro Sagrada Família”.

Estavam presentes no ato, além da Secretária de Saúde, Claudete Meurer, os Secretários Municipais: Diego Borsatti, Nilton de Almeida, Edimarcos Dal Agnol e o Chefe de Gabinete Bruno Felipe Alves de Lima; ainda os Vereadores: Carlos Mangini, Márcio da Silva, Bino  Lorenzett e Silvana Lourdes Pellin.

Presentes também os familiares do Dr. Janino: a sua esposa Solange Hablich, a filha Jadna Nunes Hablich e os irmãos Luiz Geraldo Hablich e Marilene Ramuski, mais o amigo Claudinei Fragozo.

O Prefeito Carlinhos Turatto abriu a conversa dizendo: “não é este um dos atos bons de se fazer, embora de muito significado. Temos que acreditar que  o Criador sabe o que faz e leva os seus. O Janino foi um grande amigo e companheiro”.

A Secretária de Saúde Claudete Meurer falou de sua amizade com o Dr. Janino,  um grande profissional com o qual trabalhou por 25 anos. Disse ainda que esta homenagem é muito justa e merecida por tudo o que o Dr. Janino, por muitos anos, fez pela Saúde de Dois Vizinhos.

Falando pelas filhas, irmãos e esposa, disse Janieli Carlotto Hablich, filha do Dr. Janino: “Foi com muita emoção, que nós da Família Hablich recebemos a notícia da honraria prestada a meu pai, Dr Janino Mattos Hablich, com a indicação de seu nome para o 1ª. Hospital de Campanha do Sudoeste do Paraná. Gostaríamos de externar à Prefeitura de Dois Vizinhos, bem como a todos aqueles que nos solidarizam com lembranças carinhosas da figura humana e médica que ele foi nesta vida, que nos enche de orgulho. Que este lugar possa trazer esperança e recuperação a todos aqueles que infelizmente foram acometidos por esta doença tão terrível. Que Deus ilumine e dê forças a toda a equipe de trabalho”.

Sancionada a Lei, o Prefeito ordenou a colocação imediata, no hospital, da placa com o nome do Dr. Janino, para que ali fique cravada, para sempre, como oportuna e justa homenagem, da mais alta significação, digna de pessoa que, com desprendimento e muita dedicação, e por 40 anos, trabalhou pela saúde deste Município e Região.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos