OUTUBRO ROSA: Secretaria de Saúde terá atendimento especial para coleta de exame preventivo.
quarta, 09 de outubro de 2019


Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos terá atendimento personalizado para o público feminino. De 14 a 24 de outubro, as mulheres poderão fazer a coleta para o exame preventivo do câncer do colo do útero no período noturno, das 17 ás 20h. Para isso as interessadas podem agendar previamente através do telefone 3581 5700.

Na Unidade Central de Saúde, além do atendimento em horário normal de expediente, haverá atendimento noturno, de acordo com a enfermeira Carolina Kunz, responsável pela atenção básica, os exames e agendamentos serão realizados normalmente durante o dia. “A preferência é que os horários noturnos sejam ocupados pelas mulheres que trabalham em horário comercial. O objetivo é ampliar e facilitar o acesso deste público aos serviços, para que a campanha atinja todas as mulheres do município”, destaca.

O exame preventivo, também conhecido como papanicolau, é realizado o ano todo durante o horário normal de expediente, Ele é indicado para mulheres com até 65 anos.” A realização do exame citopatológico de Papanicolaou tem sido reconhecida mundialmente como uma estratégia segura e eficiente para a detecção precoce do câncer do colo do útero na população feminina, o que implica diretamente nas taxas de incidência e mortalidade por este câncer”, reforçou o Secretário de Saúde Edson Spiassi.

Além do exame, serão fornecidas ainda requisições para mamografia, tendo como público alvo mulheres de 50 a 69 anos, que é o preconizado pela Ministério da Saúde, ou ainda mulheres acima de 40 anos, quando tiverem fatores de risco associados.

Visitas: 2294