PATRULHA ESCOLAR COMUNITÁRIA REFORÇA SEGURANÇA EM DOIS VIZINHOS
segunda, 11 de setembro de 2023

Através da aproximação com a comunidade, a escola se torna um ambiente muito mais seguro aos estudantes, professores e pais.

Na foto a Sd. Silvania Lopes Pinheiro uma das integrantes da PEC - Patrulha Escolar Comunitária, junto a ela estarão mais dois profissionais, Sd. Emerson John Sartori e a Sd. Tatiane Tortora.

A partir desta semana, a Patrulha Escolar Comunitária entra em ação com um contingente de três policiais militares em Dois Vizinhos. Esta iniciativa visa estreitar os laços com a comunidade, tornando o ambiente escolar consideravelmente mais seguro para estudantes, professores e pais.

A crescente preocupação com a segurança em todo o município, especialmente nas escolas, motivou diversas visitas do Prefeito Carlinhos Turatto à capital estadual. A Administração Municipal está empenhada em oferecer um ambiente seguro, sobretudo nas instalações educacionais, onde o bem-estar das crianças é prioridade.

Até o momento, Dois Vizinhos não contava com a presença especializada da PEC - Patrulha Escolar Comunitária, cuja abordagem se concentra na prevenção, estabelecendo vínculos com a comunidade escolar, prestando esclarecimentos e atuando como consultores em segurança. Graças às diligentes solicitações do Prefeito ao Secretário de Segurança do Estado, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, e especialmente após sua visita ao município em 14 de julho deste ano, essa conquista se tornou realidade, com o direcionamento de três  policiais militares para o setor, e além disso, por ordem do Comandante-Geral da PMPR, Cel. QOPM Jefferson Silva, a disponibilização de uma viatura exclusiva para o patrulhamento, entregue no dia 25 de agosto.

Dois Vizinhos abriga mais de 40 instituições de ensino, incluindo escolas estaduais, municipais, particulares, CMEIS, APAE e outras entidades como AABB Comunidade, APADV, Guarda Mirim e Casa da Paz. Milhares de crianças e jovens deslocam-se dessas casas até suas instituições de ensino durante a semana.

Além de Dois Vizinhos, esses Policiais Militares também atendem outros seis municípios sob a jurisdição do Núcleo Regional de Educação (NRE), como São Jorge d'Oeste, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Iguaçu. O programa PEC é parte integrante do BPEC - Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, que também oferece o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Este último foca na prevenção primária em segurança pública nas escolas e é aplicado em Dois Vizinhos aos alunos do quinto ano do ensino fundamental.

Essa iniciativa fortalece ainda mais a segurança, principalmente no âmbito escolar, ao facilitar uma troca efetiva de informações entre a Polícia Militar e a comunidade. Um elo crucial que deve ser constantemente reforçado entre família, escola e polícia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Visitas: 2097