PESQUISA ECONÔMICA REVELA IMPACTO NOS PREÇOS EM DOIS VIZINHOS
sexta, 09 de fevereiro de 2024

Professor Sérgio Kuhn, da UTFPR, apresenta dados de variação de preços de 2017 a 2023, expondo surpreendentes impactos na Cesta Básica e outros setores

Batata monalisa e tomate estão entre os produtos que mais subiram nos últimos 7 anos.

Na última semana, o professor Sérgio Luiz Kuhn, renomado economista da UTFPR em Dois Vizinhos, apresentou a conclusão sobre os desafios enfrentados pelos consumidores duovizinhenses ao longo dos últimos sete anos. Seu trabalho minucioso, abrangendo o período de janeiro de 2017 a dezembro de 2023, examinou as oscilações nos preços de produtos essenciais, como alimentos, remédios, itens de higiene e limpeza, bebidas e outros. A pesquisa, conduzida em parceria com estudantes universitários da instituição, oferece uma visão abrangente das dinâmicas econômicas locais.

O destaque do estudo recai sobre a evolução da Cesta Básica de Alimentos em Dois Vizinhos, que, surpreendentemente, registrou um aumento de 70% nos últimos sete anos. Num período em que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 33%, e o salário mínimo teve um incremento de 41%, a Cesta Básica para uma família padrão (casal + 2 filhos) teve uma escalada notável de 85%, saltando de R$ 968,51 para R$ 1.798,11.

O professor Sérgio também ressalta outras tendências preocupantes, como o acréscimo de 56% nos preços da cesta básica de remédios, um aumento médio de 60% nos materiais de limpeza, e uma elevação de 50% nos preços de bebidas. Além disso, produtos clássicos nos supermercados de Dois Vizinhos apresentaram variações expressivas: o leite subiu 63%, a farinha de trigo 91%, o arroz branco 104%, o tomate subiu 123% e a batata monalisa teve uma incrível variação de 696%.

Em suas conclusões, Kuhn alerta para a perda de poder aquisitivo, que varia entre 30% e 60%, de acordo com os índices oficiais. Como sugestão, ele destaca a importância de pesquisas de preços, aproveitamento de promoções, ofertas, liquidações e alternativas como sacolões. Ele enfatiza ainda a necessidade de um orçamento bem estruturado e uma lista de prioridades para enfrentar os desafios econômicos da cidade. As recomendações visam aumentar o poder de compra dos consumidores diante das complexidades do cenário econômico de Dois Vizinhos.