A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Cultura de Dois Vizinhos, está desenvolvendo o Plano Municipal de Cultura.
Atendendo solicitação dos Governos Federal e Estadual, foi iniciado há pelo menos dois anos a implantação do Plano. O primeiro passo foi a eleição do Conselho com mais de 400 votos e a definição das ações que devem estar concluídas até o final deste ano.
Estas ações estão sendo discutidas com diversas pessoas que estão diretamente ligadas a cultura, como artistas, gestores culturais, promotores de eventos, entre outras.
Segundo Drayton Diefembach – diretor do Departamento, o processo está praticamente concluído para posteriormente passar a delinear as diretrizes daquilo que o município pretende desenvolver na próxima década na área da Cultura. Também faz parte das discussões o Plano de Desenvolvimento Dois Vizinhos 2030.
O próximo passo será a aprovação do plano e a partir de então a criação de um fundo municipal de Cultura que tem por objetivo dar apoio aos projetos de artistas locais. Todos os projetos passarão por avaliação do Conselho que dará o aval ou não para a sua efetivação.
De outra parte, o Departamento de Cultura está definindo a programação até o final do ano. O projeto Roque na Roça que deveria ter sido realizado em abril foi transferido para os dias 3, 4, 5, 6 e 7 de setembro. Também está programado para acontecer em setembro no Parque de Exposições a Semana Nativista.
Ainda está em andamento o Projeto do Núcleo dos Artesãos que ainda nesta semana repassa as carteirinhas dos integrantes. O núcleo está realizando todas as quartas e sábados a feira de artesanatos na Praça Ary Jaime Müller.
O projeto prevê a construção de um espaço na própria praça para que os artesãos possam comercializar seus produtos, suvenires e lembranças de Dois Vizinhos.
O Natal 2020 também está sendo discutido pelo Departamento, que prefere manter em sigilo o que está sendo programado.