PODAS ESTÃO NO PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO - PMARB
quinta, 15 de abril de 2021

Município passará por revitalização com podas e plantio de novas espécies menos invasivas e nativas da nossa região

A arborização é muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como a diminuição da poluição, diminuição do calor e do ruído, embelezamento e maior permeabilidade do solo, são essenciais à qualidade de vida.

Os serviços da poda de árvores acontecem para evitar quedas e problemas com fiação elétrica, entrada de veículos, circulação de pedestres, oferecendo uma melhor acessibilidade, pois em alguns casos, faz-se necessário a retira total da árvore, para que não cause danos ao sistema hidráulico afetando também as calçadas, como é o caso da espécie Fícus Benjamina, que possui um sistema radicular agressivo e provoca diversos problemas nos mais variados tipos de pavimentos.

Para evitar ainda mais danos, a pedido do Ministério Público, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (CMDRMA), o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) e demais entidades, criaram o Plano Municipal de Arborização (PMARB).

O plano traz um diagnóstico da arborização da cidade, caracterização urbanística, paisagística, social e econômica do município, além de direcionar o plantio de mudas, poda e corte de árvores.

Várias ações já estão sendo realizadas no Município, sempre pensando em primeiro lugar nos munícipes que fazem uso das vias públicas, como as calçadas para se locomover, em especial as crianças, idosos e cadeirantes, pois também fazem parte da sociedade.

Locais como em frente ao Batalhão da Policia Militar, Detran, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal são alguns dos pontos que continha a espécie FICUS, e apresentava danos a calçada limitando a passagem então das pessoas.

Vale ressaltar que essa retirada e substituição, será feita de forma lenta, para que não aconteça um grande impacto ambiental.  E uma das espécies nativas que substituirá a que será retirada, será o IPÊ.

Uma cidade mais bonita, revitalizada, arborizada com plantas nativas que não apresentem impacto negativo ao solo e as vias, e adaptada a todas as pessoas sem exceção, é o objetivo de todos os envolvidos neste plano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura