PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS É TEMA DE PALESTRA NA ESCOLA DO CAMPO DE LINHA CONRADO
quinta, 09 de dezembro de 2021

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, Rotary Clube de Dois Vizinhos Amizade e o Conselho Comunitário de Segurança.

A importância de apresentar cedo as crianças e adolescentes a diferença entre o que é certo e o que é errado, é parte fundamental na aprendizagem, na formação e na vida social.

A facilidade de acesso a tantas informações, obtidas hoje de forma fácil e muito mais acessível do que há anos acontecia, faz com que a atual juventude esteja mais rebelde e mais agressiva inclusive.

Isso também é respaldo de uma modernidade tecnológica, que da mesma forma que traz coisas boas, se empregada ou usada sem controle, ou de forma equivocada, transforma a mente dessas crianças e jovens, podendo resultar em  consequências ruins e muitas vezes irreversíveis.

As escolas estão adotando, a cada dia mais, novas formas de conscientização de que a falta de responsabilidade, misturada com permissividade ou atitudes erradas pode levar a um futuro errado e que trará desgosto.

Na manhã desta quinta-feira, 09 de dezembro, através de uma parceria entre a Prefeitura de Dois Vizinhos, Rotary Clube de Dois Vizinhos Amizade e o Conselho Comunitário de Segurança, aconteceu na Escola do Campo da Comunidade de Linha Conrado, uma palestra com o Tema: “Prevenção ao Uso de Drogas”, ministrada pelo Rotariano e Delegado aposentado (desde 2003), Pedro de Jesus Colaço, atendendo convite da Professora e Diretora da Escola, Elisângela Leão.

As orientações levadas nesses encontros objetivam alertar crianças, adolescentes, pais e comunidade escolar para os malefícios das drogas, como: tabaco (cigarro comum, cigarro eletrônico,  narguilé),  bebidas alcoólicas, maconha, cocaína, crack, ecstasy e LSD, bem como sobre  as penalidades cominadas pelas leis penais e processuais penais a usuários e traficantes.

A palestra ainda aborda casos concretos e consequências nefastas do uso de drogas, como: dependência crônica, prisões, morte por overdose, ataque cardíaco, suicídio ou  morte em embate com a polícia ou morte em queima de arquivo.

Chama a atenção para o uso de meninos e meninas   como "mulas" do tráfico, cooptadas por traficantes inescrupulosos, que não tem o menor respeito pelo ser humano ainda em formação.  Essas pessoas estão sujeitas a serem apreendidas ou presas pela polícia, ficando segregadas de sua liberdade, cujo futuro torna-se incerto ou ruim.

As drogas legalizadas e ilegais no Brasil são, verdadeiramente, um problema grave e de saúde pública, pelo perigo concreto que apresentam. Daí a importância dessas palestras técnicas e esclarecedores, fruto de anos de trabalho, estudo e aperfeiçoamento do palestrante, que hoje realizou a de n. 792, em 36 anos.

A próxima palestra acontecerá no Município de São Jorge do Oeste, na Escola do Campo de Pio X, para  alunos de 11 a 15 anos, na semana que vem.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social