PROGRAMA AABB COMUNIDADE FIRMA NOVAS PARCERIAS E OUTRAS CONQUISTAS SÃO ALCANÇADAS
terça, 01 de junho de 2021

Programa tem objetivo de contribuir para a inclusão social e educacional de crianças e adolescentes, integrando a família, escola e comunidade.

O Programa Integração AABB Comunidade da Cidade de Dois Vizinhos, possui capacidade de atender até 100 crianças e adolescentes de 06 a 18 anos incompletos, sendo 50 do período matutino e 50 no período vespertino. É um programa de caráter beneficente, sem fins lucrativos de atendimento sócio assistencial e que contribui para a formação integral e garantia dos direitos das crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social do nosso município.

Hoje a entidade atende 73 alunos em contraturno escolar. Oferecendo aulas de reforço em português e matemática, aulas de artes, informática, educação física tanto recreativa quando na parte de treinamento esportivo, aulas de meio ambiente com a horta, vai dar continuidade a um projeto que já se encontrava em andamento que é de Robótica, além de ter fechado uma parceria junto ao Clube AABB, para oferecer aulas de natação.

Conforme o Coordenador Pedagógico Adilson Alves de Oliveira, outras modalidades estão sendo verificada e em breve poderão fazer parte da grade curricular da entidade.

Outra conquista muito importante é a ampliação da oferta de almoço aos alunos.

O Programa oferecia até o ano de 2020 almoço somente para os alunos do turno da manhã, ficando os alunos da tarde com apenas um lanche que era servido no meio da tarde.

De acordo com o Coordenador, “no período que trabalhei com Educação Física na AABB Comunidade em anos anteriores, constatei uma necessidade tremenda em ser oferecido almoço também para os alunos da tarde, pois era muito visível a diferença em que os alunos (as) se envolviam com a minha aula após os mesmos lancharem no meio da tarde, a energia aumentava e a participação era bem maior. Também percebi quem em alguns casos a principal refeição anterior do educando (a) era o alimento que recebia na escola no período da manhã entre as 9:45 às 10:00 horas, eu achava muito injusto com os alunos da tarde até porque os alunos da manhã tinham o café assim que chegavam na entidade e o almoço também”.

Hoje os alunos da manhã continuam tendo o café e o almoço e os alunos da tarde estão almoçando e também recebendo um lanche as 14:45 da tarde.

A entidade conta com o importante apoio da Administração Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e da Secretaria de Assistência Social, a qual fortalece cada vez mais o vínculo familiar dos envolvidos através do profissionais qualificados que a Secretaria oferece. Além claro da importante parceria com a Fundação do Banco do Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura