O programa possui 298 produtores cadastrados e atende de forma gratuita.
A Secretaria de Agricultura de Dois Vizinhos, realizou no último mês de novembro, um balanço sobre o número de produtores que foram atendidos pelo Programa de melhoramento genético através da inseminação artificial em bovinos leiteiros.
Em menos de 2 anos a Secretaria atendeu, com o auxílio de uma empresa terceirizada, centenas de produtores e realizou aproximadamente 12 mil serviços de inseminação. Além disso foi disponibilizado mais de 13 mil litros de nitrogênio no mesmo período (janeiro de 2021 a outubro de 2022).
Hoje o município conta com 298 produtores castrados neste programa, o qual recebem total assistência técnica e tecnologia de ponta, através de sêmens importados adquiridos das raças Jersey e Holandesa.
O grande benefício é o melhoramento genético do rebanho, que agrega valores às produções de leite e que sai a custo zero para o pequeno produtor.
O município já é detentor do título de maior bacia leiteira do sudoeste do Estado e é forte na Agricultura Familiar. Além disso está na 8ª posição no Paraná no mesmo quesito e ainda no plantel animal (vacas, novilhas, garotes, bezerros, touros e de corte, resíduos), representando praticamente 10% do valor bruto da produção, tendo-se no total uma produção de aproximadamente 200 mil litros dia de leite e um plantel animal em torno de 30 mil cabeças.
O duovizinhense está investindo muito em tecnologia, em programas do governo, e com o trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura juntamente com a Emater (agora IDR), o resultado se reflete no melhoramento da qualidade do leite.
Para garantir a participação no programa é necessário anualmente realizar a atualização cadastral. E para os produtores que ainda não aderiram ao programa e desejam ser beneficiados, de forma gratuita, devem fazer o cadastro junto a Secretaria de Agricultura Municipal.
Para maiores informações entrar em contato pelos fones 46 3536-5847 ou 3536-5554.