PROJETO LIXO COM CAPRICHO: O DESCASO DE ALGUNS QUE INSISTEM EM NÃO COOPERAR
quinta, 16 de novembro de 2023

Enquanto a cidade celebra um ano de progressos na gestão de resíduos, a contradição persistente destaca a necessidade urgente de uma mudança de mentalidade em relação à coleta urbana

Descaso de alguns, que para não caminhar alguns metros, preferem depositar o lixo na calçada.

Em uma iniciativa que visa promover a organização e a sustentabilidade na coleta de lixo e resíduos, a cidade de Dois Vizinhos celebra o primeiro ano de operação das caixas coletoras de lixo (contêineres), as conhecidas lixeiras plásticas com rodas. Estas foram introduzidas durante o Agro Show no Parque de Exposições e, atualmente, ocupam diversos pontos estratégicos no centro da cidade.

A chamada "conteinerização" do Programa Lixo com Capricho tem se mostrado uma solução eficaz para a coleta urbana, proporcionando vantagens notáveis para a manutenção da higiene local. Os containers são especialmente projetados para a coleta de resíduos orgânicos, recicláveis e sólidos, garantindo um ambiente limpo e seguro. O design ergonômico das lixeiras com rodas facilita o processo de coleta, permitindo que os caminhões levantem e despejem o conteúdo de maneira eficiente. No entanto, esse avanço técnico entra em conflito com a persistente resistência de alguns setores da comunidade, que continuam ignorando não apenas a modernidade oferecida, mas também a praticidade para o sistema de coleta.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Carlos Ventura Junior, o Juninho Ventura, comentou: “Dois Vizinhos recebeu, mais uma vez o Título de Cidade Sustentável. Sempre temos que pensar no coletivo, desta forma, todos devem ter a consciência de que alguns esforços deverão ser feitos por todos. Essa modernização na gestão de resíduos é um passo significativo para a sustentabilidade de nossa cidade. Infelizmente, observamos que, apesar dos esforços da administração pública, alguns comerciantes e moradores ainda não aderiram ao uso dessas lixeiras, optando por métodos menos eficazes", lamentou o secretário.

Apesar do desafio de conscientizar todos os setores da comunidade sobre a importância da utilização adequada das lixeiras, a administração permanece comprometida em promover práticas mais sustentáveis e higiênicas para todos os cidadãos. O apelo é para que todos se unam a essa iniciativa, garantindo um ambiente mais limpo, saudável e agradável para todos.

A coleta urbana eficiente é um esforço conjunto, e Dois Vizinhos espera, ao longo do tempo, ver uma adesão mais ampla a essa prática moderna e responsável.