Parceria entre POIESIS e Centro de Atenção Psicossocial realiza oficina de música para adolescentes.
terça, 29 de outubro de 2019


Uma parceria entre a Poiesis - Associação Cultural e Educacional e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, realizou na tarde da última sexta,25, uma oficina de música junto aos pacientes adolescentes, de acordo com a enfermeira responsável Francieli Tessaro, com eventos e oficinas voltadas para as artes o CAPS busca resgatar sentimentos positivos, melhorar a autoestima, proporcionar relaxamento, tranquilidade, promovendo assim, bem-estar. “Na oficina buscamos utilizar a música como facilitadora no estímulo à memória, assim, além de despertar sentimentos e vivências, seu uso pode possibilitar a ressignificação de lembranças, estimular a criatividade, e a diversão”. Explicou.

Um dos pontos mais tratados em todas as atividades desenvolvidas nas terapias de saúde mental é a importância da ressocialização ou até mesmo a sociabilização dos pacientes, “pela música descobrimos habilidades nos pacientes que ficam muitas vezes obscurecidas pelo adoecimento. Essa descoberta faz com que o usuário se aproprie da própria vida e possa se autogerir. É uma forma de resgate.” Reforçou Francieli.

O secretário de Saúde, destacou que esse trabalho tem também um intuito preventivo, pois visa "esvaziar" e canalizar as energias de tensão e ansiedade, impedindo que estas se acumulem no indivíduo e tenham como consequência, o estresse e a depressão. “A música por si só é relaxante e gera um bom humor que traz vitalidade e bem estar”, finalizou.

A Poiesis – Associação Cultural e Educacional de Dois Vizinhos e Casa da Cultura, inaugurou em 20 de setembro e está localizada na rua Vereador Enedi Lima, 95 – centro de Dois Vizinhos.

 

Visitas: 1664