Prefeito Carlinhos Turatto reúne-se com Apicultores
sexta, 18 de junho de 2021

Diretores da Associação dos Apicultores estiveram com o Prefeito e Secretários

Prefeito Carlinhos Turatto com o Secretário José Carlos Ventura Júnior e integrantes da Associação dos Apicultores de Dois Vizinhos

Na manhã de quinta-feira, dia 17 de junho, estiveram reunidos, com o Prefeito Carlinhos Turatto, Diretores da Associação dos Apicultores de Dois Vizinhos, presentes o Secretário Geral de Governo, Agrônomo e Agricultor Diego Borsatti, e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Agrônomo José Carlos Ventura  Junior.

Cleonir Perin, Produtor e Presidente da entidade, disse que vieram ao Prefeito reivindicar  melhorias na sede da entidade, que fica no Parque de Exposições, e também buscar recursos para  padronizar as colmeias. Perin mencionou que Dois Vizinhos produz mel de excelente qualidade, “porque existem aqui árvores nativas muito procuradas pelas nossas abelhas (da espécie africana), como eucalipto, angico, acácia, uva-japão e outras”. Afirmou também que os apicultores de Dois Vizinhos produzem cerca de 30 toneladas de mel por ano, em aproximadamente 1000 caixas, mais própolis e cera.

O própolis é uma substância naturalmente produzida pelas abelhas, a partir da seiva das árvores, combinada com a cera e a saliva das próprias abelhas. É um produto muito eficaz na medicina, dotado de capacidades antimicrobianas e antioxidantes.

O Secretário José Carlos Ventura Júnior falou que   a sua Pasta está tratando de projetos buscando melhorias a esses produtores, inclusive cadastramento no “Coopera Paraná”, que é um Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Estado, que objetiva fortalecer as organizações cooperativas como instrumentos para melhorar a competitividade e a renda dos agricultores familiares. O Secretário enfatizou a necessidade de nossos apicultores poderem cadastrar o seu sistema de inspeção junto ao  SUSAF    (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), pois isto lhes dará condições para venderem os produtos em toda a Região, no Paraná e em outros  Estados.

Para o Prefeito Carlinhos, “quando o empreendedor ou produtor recorre ao Poder Público Municipal, temos que ser rápidos, práticos e objetivos, pois ele não vem passear.  Quer ajuda para melhorar o que faz, conseguir bons negócios, garantir empregos e obter renda. Cabe ao Município corresponder com os recursos financeiros e a orientação técnica desejada, visando produção com qualidade, higiene e mercado certo e compensador”. O Prefeito garantiu o suporte financeiro e técnico necessário, desejado pela Associação dos Apicultores de Dois Vizinhos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos