A falta de chuva vem trazendo transtornos ao abastecimento de água no Município
Na manhã de sexta-feira, 17 de dezembro, na Prefeitura, o Prefeito Carlinhos Turatto realizou uma reunião pública com representantes da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, visando resolver o problema do abastecimento de água em Dois Vizinhos.
Estiveram presentes: Secretários municipais, o Vereador Cledemir José Mezzomo, Gerente local da Companhia, outros vereadores, o presidente da ACEDV, presidentes de clubes de serviço e de outras entidades, executivos da SANEPAR e representantes da imprensa local e regional.
Rita Ivone Camana, Superintendente da SANEPAR para a Região Oeste/Sudoeste (Cascavel), expôs que a Companhia tem um projeto em andamento que prevê investimento de 73 milhões de reais em Dois Vizinhos, financiamento através do BNDES, para construção de barragem para captação e distribuição de água à população, e que o objetivo é melhorar o fornecimento de água a todos..
Rita ainda disse que haverá racionamento de água em Dois Vizinhos, de forma escalonada, e que a população, como sempre tem feito, é chamada a colaborar, pois o problema da falta de chuva está trazendo transtornos no abastecimento. Falou que há redução de água nos mananciais e nos postos de captação, e que “precisamos economizar água, equalizar para equilibrar e voltar ao normal no abastecimento, inclusive não podemos deixar de fornecer água a locais como delegacias, hospitais, escolas, usando, se for o caso, caminhões pipa na distribuição”, frisou.
O Prefeito Carlinhos Turatto lembrou que a SANEPAR não investiu em infraestrutura para captação e abastecimento de água em nosso município, e agora, em razão dessa falta de logística operacional, está tendo dificuldades de abastecer a população em face à forte estiagem. E mais, que a estatal tem rentável retorno financeiro em Dois Vizinhos, e não deveria ter deixado as coisas chegarem a essa situação.
Para Carlinhos, a Companhia deve investir já na captação de água do Rio Lageado Grande ou do Rio Chopim, que são grandes mananciais que correm em nosso Município. O Prefeito adiantou que mandará colher amostras de águas desses dois rios e as submeterá a exame laboratorial para saber qual dessas águas é mais condizente para abastecimento da população, adiantando o serviço para a SANEPAR.
O Prefeito Carlinhos finalizou dizendo: “a população não pode ser penalizada. O povo não pode sofrer. Vamos estar juntos. Quem está no comando tem que liderar e fazer a frente. Temos que estar abraçados com a nossa gente”.