Prefeitura e Sebrae/PR firmam convênio para educação empreendedora
quinta, 11 de março de 2021

Metodologia visa atender cerca de 2,4 mil alunos de 13 escolas públicas municipais

A Administração Municipal, juntamente com a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Silvana Aparecida Dal’Molin, acabam de firmar mais um importante convênio na área da educação, com a implantação do Programa de Educação Empreendedora, no Ensino Fundamental I da rede pública.

A ação acontecerá com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP. A metodologia procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. A metodologia está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é destinada aos alunos de primeiro ao quinto ano. Todos os materiais de ensino relacionados ao JEPP serão fornecidos pelo Sebrae/PR para docentes e estudantes.

"O Sebrae levará ao município a metodologia da cultura empreendedora, com uma série de materiais, além dos livros, como gibis, lives para alunos e docentes e palestras. É um conjunto de atividades que permitirá que as crianças possam incorporar conteúdos da educação empreendedora em suas vidas", destaca Claudineia Cabral, consultora do Sebrae/PR.

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a metodologia utiliza conteúdos digitais. O objetivo é trabalhar de forma leve, em colaboração com os professores da rede municipal e dar oportunidade para as crianças se desenvolverem.

Conforme Silvana, esse convênio com o Sebrae/PR visa atender cerca de 2,4 mil alunos de 13 escolas – nove na zona urbana e quatro no interior do município, oferecendo noções empreendedoras nas áreas de gestão financeira pessoal, no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e na busca pela proatividade .

Conforme a Secretária, esta parceria agregará ainda mais conhecimentos e aprendizagem as crianças e também a todos os profissionais da rede de ensino municipal. Por se tratar de um projeto inovador, ele vem de encontro no fortalecimento e o vínculo entre escola e comunidade escolar

“Esta é mais uma notícia maravilhosa que nos enche de orgulho e motivação”, enfatiza Silvana.

Este modelo de educação, favorece as metodologias criativas, linguagem adequada e reconhecimento das realidades locais. O programa do Sebrae/PR atua em todos os âmbitos da educação formal: ensino fundamental, médio e superior, bem como a educação profissional.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura e Assessoria de Imprensa Sebrae/PR