REDUTORES DE VELOCIDADE: A DELICADA RELAÇÃO ENTRE A SEGURANÇA E A CONVENIÊNCIA NO TRÂNSITO
sexta, 13 de outubro de 2023

Normas e cautela na deliberação sobre a implementação de lombadas e redutores de velocidade em Dois Vizinhos

Redutores de velocidade dividem opinião

As lombadas e redutores de velocidade, popularmente conhecidos como quebra-molas, são alvo de constantes discussões no município de Dois Vizinhos. A sua instalação e eficácia na promoção da segurança viária têm sido objeto de análise cuidadosa, respeitando as normas estabelecidas pela Lei Municipal 0779 de 1997.

Os vereadores de Dois Vizinhos têm atentamente ouvido as demandas da população e apresentado dezenas de Indicações Parlamentares solicitando a implantação de lombadas e faixas de pedestre elevadas. A ideia por trás dessas solicitações é forçar os motoristas a aderir ao limite de velocidade nas vias do município, garantindo a segurança de todos. No entanto, a Administração Municipal, em resposta a pedidos do Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos, do SAMU e da Polícia Militar, decidiu adotar cautela na implementação dessas medidas. A responsabilidade foi transferida ao Departamento de Trânsito de Dois Vizinhos (DEPTRAN), que está realizando estudos técnicos e análises de riscos, autorizando a instalação de lombadas somente em casos de extrema necessidade e em pontos estratégicos das vias urbanas e rurais.

A decisão de utilizar lombadas como redutores de velocidade é pautada pela necessidade de garantir a segurança de todos os usuários da via. O Art. 94 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe o uso de ondulações transversais como redutores de velocidade, exceto em circunstâncias especiais. Nestes casos, já foram esgotadas alternativas, como redução da largura da pista, implantação de rotatórias, instalação de sinalização de trânsito que promova a diminuição da velocidade e até a implementação de equipamentos de medição de velocidade. A lombada é considerada o último recurso a ser utilizado.

Quando a necessidade de uma lombada se faz presente, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina dois tipos de ondulações transversais:

• Tipo A: em locais com velocidade máxima de 30 km/h, possuindo comprimento de 3,70 m e uma altura entre 8 cm e 10 cm.
  • Tipo B: em locais onde a velocidade máxima deve ser limitada a 20 km/h, com comprimento de 1,50 m e altura entre 6 cm e 8 cm.

O prefeito Carlinhos Turatto expressou uma perspectiva que busca conciliar as preocupações da população com a segurança viária e a fluidez do tráfego: "Entendemos a importância da segurança no trânsito e a preocupação dos vereadores e da comunidade por medidas que reduzam os riscos de acidentes. Mas, também precisamos considerar a questão da mobilidade dos serviços se saúde e segurança, garantindo que trânsito possa fluir bem. Tenho certeza que vamos encontrar um equilíbrio, buscando soluções que promovam a segurança, mas sem prejudicar a mobilidade”.

As lombadas e redutores de velocidade, quando bem aplicados, podem ser aliados importantes na promoção da segurança viária. Contudo, é essencial que a sua implantação seja criteriosa, respeitando as normas e considerando a real necessidade em pontos estratégicos do município. O equilíbrio entre a segurança e a conveniência no trânsito de Dois Vizinhos é uma preocupação constante das autoridades e da comunidade, buscando sempre o bem-estar de todos os cidadãos