REMÉDIOS SÃO DISPONIBILIZADOS EM QUATRO UNIDADES DE SAÚDE DA CIDADE E EM DUAS NO CAMPO
quinta, 05 de maio de 2022

Atendimento na distribuição de medicamento cresceu 3 vezes na nova gestão.


Quem não pode pagar por remédios ou tratamentos tem o direito, por lei, de recorrer à rede pública de saúde. Só o SUS disponibiliza uma lista de 560 medicamentos que são distribuídos gratuitamente em todo o país. Conforme a Farmacêutica Responsável pela Secretaria de Saúde do Município de Dois Vizinhos, Nelciane Moretto Estivalet, hoje o município realiza a distribuição desses medicamentos em 6 (seis) locais, sendo 2 (dois) deles no Campo: Posto de Saúde no Bandeira e de Santa Lucia e 4 deles na cidade: Posto de Saúde Colina, Santa Luzia na UPA e na Unidade Central, e ainda neste mês estará abrindo também no Posto Meredick e futuramente no Posto do Lurdes e da Luz.

Conforme ela, para fins de centralização os remédios na Unidade Central são disponibilizados além dos normais, os remédios do Estado, os judiciais, Sae (remédios para pacientes com doenças infectocontagiosa como: HIV e Hepatite) os ranchos que são direcionados mais as pessoas especiais, pacientes com câncer e acamados.

Todas os demais pacientes que fazem uso de remédios contínuos, as carteirinhas, remédios de pressão, diabete, os remédios indicados nas consultas feitas no Postinho, podem ser retirados em qualquer uma das farmácias citadas acima, ficando assim mais rápido o atendimento e de forma que não crie grandes filas de espera. Claro lembrando das exceções conforme acima, que estes são apenas na Unidade Central.

Em média, somente na central, estão sendo atendidos aproximadamente 300 pessoas ao dia, mas entre os dias 05 a 14, período que é feita a entrega dos remédios do estado, os ranchos, judiciais o número de atendimento chega a 500 pessoas. Por isso, a Secretaria pede para que os pacientes que puderam se dirigir a um dos postos de Saúde ao a UPA que também contém farmácia, isso fará uma diminuição nas filas da central e consequentemente o atendimento será mais rápido e com mais qualidade a todos.

De acordo com Nelciane o aumento no fornecimento de medicamentos cresceu nesta gestão em 3 vezes mais, por exemplo, antes a distribuição era feita para 100 pessoas hoje esse número está em mais de 300/dia.

O horário de atendimentos das farmácias nos Postos de Saúde é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17hs, já na UPA o atendimento é das 8hs às 12hs e das 13h às 22h

 

Município de Dois Vizinhos, um governo de muitas mãos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Visitas: 1919