SECRETARIA DE AGRICULTURA ESTABELECE PRAZO PARA MANUTENÇÃO DE TÚMULOS NO CEMITÉRIO NORTE
terça, 09 de novembro de 2021

Túmulos foram marcados com fitas amarelas e vermelhas, sinais de necessidade de manutenção e regularização do espaço.

Pensando na maior organização, limpeza, recuperação, manutenção, abertura de novos espaços e na identificação dos túmulos que denotam característica de abandono, a Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, vistoriou nos últimos meses todas as sepulturas/túmulos e capelas, com foco no Cemitério Norte do Município, verificando assim as condições desses locais e identificando aqueles túmulos necessitam de  restruturação ou manutenção e os que se encontram em situação de abandono e sem identificação.

Desta forma, para que as famílias ou responsáveis por esses espaços não possam alegar desconhecimento, a Secretaria identificou cada uma das sepulturas, fazendo uso de marcações com faixas amarelas e com faixas vermelhas.

Segundo a Secretaria referida, em ambos os casos será estabelecido prazo a ser publicado, no Diário Oficial do Município para que as famílias responsáveis regularizem a situação das sepulturas.

O QUE SIGNIFICA CADA IDENTIFICAÇÃO

• FITA AMARELA: O local precisa de manutenção ou identificação com nome, data de nascimento e de falecimento. Caso não haja regularização DENTRO DO PRAZO QUE SERÁ FIXADO, o local receberá a faixa vermelha, seguindo assim o prazo e condições conforme informações abaixo.

• FITA VERMELHA: O local demonstra caraterística de abandono ou ruínas. DECORRIDO O PRAZO QUE SERÁ FIXADO sem manifestação de familiares ou responsável, a Secretaria  procederá à exumação dos restos mortais (ossos) da sepultura, que serão postos no ossuário público ou comunitário.

De acordo com o Secretário da Pasta, José Carlos Ventura Junior, o “Juninho”, trata-se de uma medida que visa à recuperação ou restauração dos túmulos, ou, ao menos, para deixar esses locais com a aparência de jazigos, o que, além de demonstrar respeito aos entes queridos, cooperará para manter o ambiente organizado, limpo e com boa aparência. Juninho destacou ainda que este procedimento está sendo executado apenas no Cemitério Norte, por ser o mais antigo e estar com sua estruturação menos organizada.

“Nosso cemitério precisa de uma atenção especial, pois é um local santo onde muitos dos nossos entes queridos, amigos e conhecidos estão descansando. Neste local, há muitos espaços sem nenhuma identificação, enterradas no chão sem proteção, outros ainda com túmulos em ruínas, contendo fissuras sendo possível visualizar o interior do mesmo e outros ainda que estão totalmente abandonados sem sinal algum de cuidados”, finalizou o Secretário.

Hoje, somente no Cemitério Norte, há aproximadamente duas mil sepulturas, com os entes queridos postos no chão, em túmulos e em capelas. Mais de 20 mil pessoas ali foram sepultadas. Todo o ambiente foi restruturado com pinturas internas e externas, colocação de pedras britas em todo o interior, limpeza interna, reestruturação das calçadas, plantio de mais de 45 mudas de arvores ao entorno do cemitério, e foi feita a reforma da casinha do zelador. Também banheiros públicos foram instalados e foi construído o ossuário municipal, e câmeras de segurança foram instaladas

Hoje o controle total do cemitério é por conta da Secretaria de Agricultura, tanto para construção, quanto para qualquer outro serviço que seja solicitado internamente.

Para maiores informações entrar em contato com a Secretaria que fica localizada na Avenida Salgado Filho, 161, ou pelo fone (46) 3536-5847, ou ainda com o Zelador do Cemitério que atende junto ao mesmo, das 7h às 11h e das 14h às 18h.

O horário de funcionamento dos dois Cemitérios Municipais, todos os dias é das 7h às 18h.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social